HOMILIA DO XII DOMINGO DO TEMPO COMUM B

"CALMA! NAO DORME NEM COCHILA
O GUARDA DE ISRAEL"!!!
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


“já não conhecemos ninguém segundo a carne.
Ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne,
agora já não O conhecemos assim.
Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.
As coisas antigas passaram: tudo foi renovado”.

Este versículo da Segunda Leitura nos convida a mudar a nossa mentalidade no modo de ver as coisas pois com a Redenção da humanidade operada por Cristo, O Verbo encarnado tudo foi renovado inclusive nossa maneira de pensar por isso a Liturgia de hoje nos convida a nos lembrarmos que a Encarnação do Verbo e Sua vida entre nós já nos revelou que o modo de Deus agir é totalmente diferente do nosso modo de agir e de viver, pelo que hoje somos convidados a reconhecer Deus presente em meio ás tempestades da vida que são os inumeros reveses que a raça humana vem passando desde que, com o pecado de Adão e Eva o homem acendeu dentro de si a pecaminosidade que é a propensão para o mal que então passou a conviver juntamente com as capacitações para o bem que recebemos no momento da criação, embora, depois do pecado original ficaram enfraquecidas e diminuídas dentro de nós.

A primeira consequencia do pecado original no homem foi a desconfiança de tudo e de Deus, tanto que quando Deus procurou pelo homem este respondeu que, por medo se escondera de Deus, ora, só se esconde de quem se duvida e desconfia, tanto que S. João  nos diz que “o amor lança fora o temor” (1Jo.4,18). “Deus é amor”, continua S. João nesta mesma carta e como lemos em Romanos 5,10:  “Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida.capítulo e realmente não precisamos de mais prova porque O Filho de Deus nos foi dado para morrer por nós justamente quando todos dEle só mereciam castigos, tantos e tamanhos eram os pecados da humanidade.”  Ou seja, se antes de Deus se Encarnar era necessário uma explicação para Jó que por Deus estava sendo provado ao extremo, como lemos na Primeira Leitura, agora não temos mais direito de questionar o agir de Deus e muito menos de lhe pedir prova de Seu amor, pois em Jesus veio viver entre nós e com sua vida e palavras nos revelou que o agir de Deus é todo e somente por amor, um amor total, pessoal, incondicional e gratuito que, na cruz do calvário deu-nos a maior prova de amor que se pode dar, dar a vida e não a deu somente para Seus amigos mas para os seus inimigos como lemos acima. Portanto, se no meio das tempestades da vida parecer que Deus está dormindo e não se importa conosco é preciso nos lembrar que: “Não dorme nem cochila o guarda de Israel, O Senhor é o teu guarda, O Senhor é o teu vigia, sempre ao teu lado, Ele não permitirá que os teus pés resvalem” (Sl.120,4) e sabe por que? Porque Ele lhe diz: “ E agora eis o que diz O Senhor Aquele que te criou e te formou, nada temas pois Eu estou contigo, porque tu és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, estejas tranquilo pois Eu estou contigo.” (Is.43,18) Ah é? O Senhor está conosco? Então onde estava Deus no momento em que nos campos de concentração foram mortos milhares de judeus? Perguntaram ao Santo Padre o Papa S, João Paulo II, ao que este respondeu: “Estava em cada judeu que era torturado e assassinado”. Sim queridos irmãos porque foi Ele mesmo que disse, “tudo o que fizeres ao menor dos teus irmãos é a mim que o fazeis” (Mt.25;40), portanto queridos irmãos, Deus não está longe de ti nem cochila quando passas por uma tempestade pelo contrario, Ele lhe carrega nos braços e, fazendo morada em ti desde o teu batismo se tornou  um só contigo e com Ele somos mais que vencedores pois “se Deus é por nós quem será contra nós?” Alem disso, é nesta mesma palavra que Deus diz que tudo faz concorrer para o bem daqueles que O amam, o que significa dizer que Deus só permite um mal para tirarmos daí um bem maior como bem nos prova a história de José do Egito e de Jó que hoje a Primeira Leitura nos convida a conhecer melhor.

Para finalizar lembremos de que Cristo nunca nos prometeu porta larga, atapetada e iluminada para entrar no céu e Sua própria vida é o exemplo disso pelo que Ele diz: “quem quizer me seguir renuncie a si mesmo tome a Sua cruz e me siga”. Por isso lemos em Is.43,2: “Se precisares atravessar a água Eu estarei contigo e os rios não te submergirão, se precisares passar pelo fogo eu estarei contigo e a chama não te consumirá” Eis aqui a resposta! Deus não promete que vai nos livrar da tempestade, mas que estará conosco no meio da tempestade ou do fogo, ou seja, de qualquer extremo de perigo que tenhamos que atravessar para completar nossa purificação necessária para vivermos em comunhão eterna com Ele, O Santo dos Santos, porisso, por mais que Ele possa parecer estar dormindo no meio da tempestade em que atravessas, não caia na tentação de despertar Aquele que não dorme nem cochila pois a repreensão de Cristo aos apóstolos amedrontados é a de que o medo e a falta de fé ofendem a Deus uma vez que com a vida de Cristo entre nós já provou que nos ama e cuida de nós e que a tempestade do calvario não tem a ultima palavra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário