A PALAVRA DO FUNDADOR 4° DOMINGO DA QUARESMA ANO B



QUE SE PONHAM A CAMINHO!
POR  PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Como a palavra chave da Quaresma é conversão, a Palavra deste quarto domingo da Alegria nos convida a nos converter da tristeza para a alegria pois afinal, já estamos a meio do caminho do dia da Páscoa! Assim, ouvimos na Primeira Leitura o grito do profeta: "Quem fizer parte do povo do Senhor que se ponha a caminho!". Essa ordem, num tempo em que o povo já tinha perdido as esperanças de regressar a sua pátria, depois de longos anos passados no exilio da Babilonia soava-lhes como um bálsamo como também soa hoje para nós, afinal, para quem leva a sério a Quaresma tanto como para quem leva a sério sua vida de cristão, experimenta que a luta árdua que se tem que travar para nos convertermos de nossos vícios para a prática das virtudes necessárias para nos assemelharmos com Aquele com o qual desejamos nos unir eternamente, não é nada fácil pelo que, sente-se o peso da caminhada como se estivéssemos, e estamos mesmo, em meio a um longo deserto que cumpre atravessar para chegar ao destino desejado.
Tudo o que aconteceu com o povo de Deus na Biblia é um paradigma do que aconteceria com o novo povo de Deus, os cristãos, pelo que hoje somos convidados a perceber que, como lemos na Primeira Leitura, toda vez que o povo pecava, separando se de Deus, a consequência é que ficavam fraco na batalha constante que tinham que travar contra os povos que viviam em guerra uns contra os outros em vista de aumentar sua riqueza e armamentos buscando sempre conquistar as cidades que mais lhes prometia aumentar seu poder. Este é o contexto no qual o profeta anuncia a volta de um longo exílio de apenas setenta anos necessários para que o povo refletisse nos muitos pecados com os quais não só ofendiam grandemente a Deus como também se tornavam vulneráveis no combate, constante que tinham que travar contra seus inimigos. Nisto consiste nossa vida nesta terra, num combate constante que devemos travar não contra nossos semelhantes, mas como lemos em Efésios 6,10 contra os espíritos malignos que nos cercam a todo momento procurando a nossa perdição.
É por isso que Cristo no Evangelho de hoje, usa a palavra necessidade de que fosse levantado no madeiro. Necessário por dois motivos: para que na cruz revelasse a grandeza do amor de Deus por nós e ao mesmo tempo nos conscientizasse das consequências do nosso pecado, conseguindo com isso, duas coisas, o nosso desejo de corresponder ao Seu tão grande amor que se entregou em nosso lugar como também o arrependimento de nossos pecados suscitando em nós o desejo de conversão.
Esta é a alegria a qual somos chamados neste domingo da alegria, à alegria de saber-nos salvos desde já, destinados a nos assentar a direita de Cristo no céu pela adesão com Ele desde agora, como somos conclamados na Primeira Leitura: quem faz parte do povo de Deus que se ponha a caminho, quer dizer, que sacuda a poeira do desanimo e fixemos os olhos no alvo que desejamos alcançar, se lá quisermos chegar, com a ajuda daquele que já nos salvou gratuitamente, sem nenhum merecimento de nossa parte, entregando-se por nós quando só merecíamos o castigo pois "Deus não enviou Seu filho ao mundo para condená-lo mas para a nossa salvação".

2 comentários:

  1. "Alegrai-vos " Vida Religiosa Consagrada neste Domingo da Alegria, enviando boas e santas Vocações para os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Jovens vocacionados(a) Jesus é o caminho a Verdade e a vida. Entrem em Contato com o Fundador Padre Tarcísio. avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Jovem venha experimentar uma Vida Nova, um Novo sentido a sua vida! Venha ser um Teresiniano ou Teresiniana!

    ResponderExcluir