A PALAVRA DO FUNDADOR HOMILIA DO 5° DOMINGO DA  QUARESMA ANO B



QUEREMOS VER JESUS!
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


Preparando-nos para a Semana Santa, este último domingo da Quaresma nos convida a meditar no momento em que Jesus elevará ao máximo a possibilidade de reconhecermos sua identidade, o momento da consumação de sua entrega à humanidade quando for elevado na cruz  quando atrairá todos a si e mostra, na busca dos gregos que pedem para vê-lO, Jesus como centro da busca de todos os povos.
Embora a história da salvação se resuma na história de um Deus apaixonado que nunca desiste nem se cansa de procurar o homem caído, resume-se também, na história dos homens que sempre procura manter Deus à distância. Mesmo rejeitado, a 1°  Leitura mostra que Deus não desiste e promete se fazer tão próximo do homem que gravará Sua Lei em nossos corações, como de fato o fez quando na cruz revelou-nos o quanto nos ama, por isso diz Jesus no Evangelho de hoje: "quando eu for elevado da terra atrairei todos a mim". De fato a humanidade inteira conhece o crucificado até porque o tempo parou no dia de Seu nascimento  e a humanidade inteira zerou o calendário naquele dia e todos sabem que estamos no ano de 2015 a partir do nascimento deste homem que atrai o respeito dos crentes e não crentes de todos os tempos do mundo inteiro.
"Quando eu for elevado da terra atrairei todos a mim". Na cruz Deus sela com a humanidade a Nova Aliança profetizada na Primeira Leitura e atrai os olhos do mundo inteiro para o crucificado revelando todo Seu amor, suscitando Seu amor no coração de todos os que, diante da cruz, se deixam interpelar pela grandeza deste mistério, quando seduzidos por Seu amor sentem despertado em si o desejo de correspondência a um amor que se deu inteiro, capacitando-nos a amar como Ele amou dando Seu Espirito a todos os que O aceitarem, pela fé, sendo que amar é se doar inteiro, é dar a vida por isso Ele nos ensina hoje que é o grão de trigo caído na terra aceitando morrer como grão para ressurgir arbusto cheio de espigas e frutos. Assim deve ser a vida do cristão, como a de Cristo. Sacudindo todo comodismo e saindo de si para servir, gastando toda a vida pelo bem do próximo. Isso é imitar Filipe e André que conduziram os gregos a Cristo.
Silencio diante da cruz. Deus morre e fui eu que o matei com meus pecados, mato a Jesus toda vez que com a minha vida revelo egoísmo e não o amor. Faço-O nascer em cada coração quando faço com que os outros experimentem Seu amor por meio do meu amor que se doa no serviço, não poupando a sua vida. Isso é o que significa o que hoje Ele nos ensina: "quem doar a sua vida neste mundo conservá-la-á para a eternidade.

Cristo diz que o julgamento deste mundo é agora porque Sua morte na cruz nos coloca diante de uma opção, ou aceitar ou rejeitar este amor, o juízo final será apenas a consumação da opção que fazemos desde agora, quem viveu para amar, como Cristo, viverá em comunhão com O Amor eternamente.

Um comentário:

  1. Vamos vivenciar a Semana Santa com muito Amor a Nosso Senhor unidos a sua Cruz para com Ele Ressuscitar. Padre Tarcísio em sua Obra de Amor está caminhando na fé nesse Ano dedicado a Vida Religiosa Consagrada; Venha Participar. da família Teresiniana que aceita na Comunidade todas as vocações. Escreva para o Fundador. avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir