A PALAVRA DO FUNDADOR: HOMILIA 4° DOMINGO COMUM - B


 A TERNURA DE DEUS PELO HOMEM
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

A Liturgia deste domingo nos traz mais uma das curas de Nosso Senhor mostrando mais uma vez que seus milagres são como os sacramentos, sinais visíveis de uma graça invisível muito além do que nossos olhos podem ver e nossa mente imaginar.
Trata-se da cura de um leproso, que, pelo modo como se deu, com um toque de Jesus deve ter causado tal impressão na multidão, que todos os 4 evangelistas a ela se referem sendo que até porque esse leproso, infringindo todas as regras a respeito da lepra, como lemos na Primeira Leitura, e,  não somente entra na cidade como também se aproxima de Jesus muito mais do que se era permitido, caso alguém, por acidente ou por desaviso deles se aproximasse.
Para o povo judeu a alma era muito mais ligada ao corpo do que na na concepção atual, pelo que, o que transparecia no corpo era reflexo direto do que se passava na alma, assim para o povo eleito de Deus a enfermidade era um castigo de Deus pelo pecado da pessoa, sendo que a lepra, por seu alto grau de deterioração física era um sinal dos pecados gravíssimos que a pessoa havia cometido, devendo por isso, ser o leproso banido não só do Templo como também do convívio com o povo, morando, portanto, fora do acampamento e, mais tarde, fora dos muros da cidade quando o povo já tivesse se estabelecido na terra prometida.
O Evangelho de hoje diz que Jesus se compadeceu dele e, oh prodígio!! Ao invés de curá-lo a distancia como já o fizera algumas vezes, como por exemplo com o servo do Centurião romano e com a filha de Jairo, ao invés estende a mão e toca-o! fazendo questão de adquirir a pureza legal para si mas, ao invés de ficar contaminado com a doença do leproso ele é que o contagia com a sua graça que cura, perdoa, liberta e resgata a dignidade de Seus filhos criados à Sua imagem e semelhança.
"Se queres tu podes". Que oração mais poderosa do que esta para atrair a compaixão de Deus? Essa oração do leproso manifesta sua profunda fé no poder de Jesus e, ao mesmo tempo seu completo abandono no seu beneplácito: "se queres", e qual é a resposta de Jesus? "Eu quero"! Ó descoberta feliz da vontade de Deus a nosso respeito! Aqui Cristo revela que sempre quer a nossa cura e libertação a tal ponto que inventou 7 sacramentos como canais do Seu Poder sobre cada uma das necessidades dos homens sendo que os principais são o Batismo que nos faz filhos de Deus capacitando-nos a receber todo o bem que Ele nos quer dar, e a Eucaristia, o maior bem que Ele poderia nos oferecer que é Ele mesmo.
A Bíblia diz que "todos os que tocavam em Jesus ficavam curados" por isso Ele fez questão não só de tocar naquele leproso para curá-lo também de toda falta de afeto, solidão e rejeição que sofrera em tantos anos, imaginemos a carência afetiva daquele leproso! Deus não se contenta em nos curar, faz questão de devolver-nos a dignidade de filhos e, mesmo sendo O Santo dos Santos, mostra que não nos rejeita quando nós o rejeitamos pelo pecado, pelo contrário, quando tinha todos os motivos para se irar contra nós e nos castigar assume nossa natureza humana para, conforme a profecia de Isaías 53 carregar sobre si nossa impureza do pecado e todas as suas consequências, inclusive a morte, para nos abrir o acesso a Si que nossos pecados tinham fechado. Essa profecia afirmava que o Servo de Deus, O Messias ficaria tão desfigurado que se assemelharia a um leproso, como ficou Jesus na cruz, morrendo como um leproso, fora dos muros da cidade, entre dois ladrões, entre dois pecadores, ou seja, como um pecador como eram considerados os leprosos.

Que a misericórdia de Deus por cada um de nós manifestada nos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia nos mova a, como S. Paulo, conforme a Segunda Leitura, buscar em tudo a glória de Deus cuja vontade é que saiamos ao encontro dos marginalizados e segregados da sociedade consumista e comunista que segrega os idosos, os mendigos, os loucos os drogados por serem improdutivos e lhes estendamos a mão como Jesus porque, no momento em que forem contagiados com o amor de Deus serão curados da lepra do desprezo que segrega os que nos incomodam por serem diferentes de nossos padrões estabelecidos. AMÉM.

3 comentários:

  1. A Ternura de Deus ataiu a Jovem Bruna a Ingressar Nessa Comunidade dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima. E você? Qual a sua resposta? escreva para o Fundador Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com) Santa Perseverança Irmã Bruna

    ResponderExcluir
  2. A Ternura de Deus ataiu a Jovem Bruna a Ingressar Nessa Comunidade dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima. E você? Qual a sua resposta? escreva para o Fundador Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com) Santa Perseverança Irmã Bruna

    ResponderExcluir
  3. A Ternura de Deus ataiu a Jovem Bruna a Ingressar Nessa Comunidade dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima. E você? Qual a sua resposta? escreva para o Fundador Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com) Santa Perseverança Irmã Bruna

    ResponderExcluir