3° DOMINGO DA QUARESMA ANO A
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS0a9OKEOxvo5KbCLJEjip4WiZCLCXMF_cAc2Dr2Mif6kbEmn2jbA 
                                                       
                                       DÁ-ME DE BEBER
POR PE. TARCISIO AVELINO, TF

O Evangelho de hoje nos apresenta  o encontro de duas sedes, por incrível que pareça nos ensina que é possível uma fonte sentir sede pois nos mostra Jesus, “A Fonte de Água Viva que jorra para a vida eterna” antecipando o pedido que em breve O ouviremos fazer do alto da cruz na Sexta feira Santa, “tenho sede” no qual revelará ao mundo o motivo de todo o Seu sofrimento.
Neste poço de Jacó, cansado da viagem, Aquele que não se cansa, feito homem igual a nós em tudo manifesta sua sede de água revelando-nos Sua sede profunda: a sede do amor de Suas criaturas. Foi para isso que Ele se encarnou, porque sendo O Próprio Amor, que do nada nos criou simplesmente para se dar a nós, não encontrando em nós correspondência ao Seu amor, vem ao encontro de Suas criaturas e lhes estende a mão mendigando um pouco de amor, por que? Por que amar é se dar, por isso O Amor não podendo esperar o dia do Juízo para se dar aos pouquíssimos que ainda lhE eram fiéis, vem ao nosso encontro nos estender a mão para mais uma vez nos oferecer o Seu amor que tudo perdoa, para nos capacitar novamente a amá-Lo sobre todas as coisas.
“Dá-me de beber”, ou dito de outro modo, “tenho sede” sede de vos ajudar, de vos socorrer de vos proteger, é o que Deus nos diz nesta sua necessidade expressa aos samaritanos de todos os tempos que tentam preencher sua sede de amor nos braços de tantos maridos e amantes, coisificando as pessoas e aumentando o vazio que tentam desesperadamente preencher sem alcançar êxito algum pois este abismo que Deus pois em cada um de nós é uma abertura para Ele que, sendo infinito nos fez incapacitados para encontrar fora dEle nossa realização.
“Dá-me de beber”, ou melhor, “Tenho sede” da resposta de minhas criaturas para que, pelo Batismo eu lhes transforme em filhos, é o que está nos dizendo Jesus no Evangelho de hoje, mas sede de um amor com o qual Ele já nos capacitou a amá-lO sobre todas as coisas e ao nosso próximo como Ele nos ama, pois “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Deus nos deu, no Batismo o Seu próprio amor para que tenhamos condição de responder ao Seu amor.
“Ferirás a rocha dela brotará água para que o povo possa beber”  essa afirmação de Deus ao povo sedento no deserto como vemos na Primeira Leitura era também a promessa de que, depois da crucifixão de Jesus, a rocha sobre a qual todos podem construir sua casa, sua existência, nunca mais teria sede aqueles que a Ele aderissem pelas águas do Batismo que do alto da Cruz jorrou com o sangue que nos purifica de todo o pecado capacitando-nos a amar como Ele.
Recebendo o Espírito Santo no dia de nosso Batismo, e confirmados por este mesmo Espírito no dia de nossa Crisma, todos nós como a Samaritana nos convertemos de mendigos de amor dos outros, em fontes de água viva a jorrar para a vida eterna pois com o nosso testemunho conduziremos a muitos a Esta fonte que é Cristo, então como essa mulher samaritana também eles esquecerão seus cântaros junto ao posso quando experimentarem a água da Fonte, no seu afã de saciar os outros com seu testemunho.

Um comentário:

  1. Senhor dá-me de beber Jesus não excluiu ninguém ,sempre teve um olhar de Amor para todos que estavam a seu lado.Venha beber na Fonte dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima entre em contato com o Fundador Avelino-41s@gmail.com

    ResponderExcluir