HOMILIA DO     II DOMINGO DA QUARESMA ANO A


A VOCAÇÃO DE ABRAÃO, A DE CRISTO E DO CRISTÃO
                                                    

           DO TABOR AO CALVÁRIO
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


A Liturgia de hoje nos especifica em que consiste essa conversão que por sua ez, conseite toda a vida huma na terra qe que é o resumo de toda a Quaresmoa, consiste em viver entre o Tabor e o Calvário.
Cristo sempre agiu assim como seus discípulos de todos os tempos, Ele tempera o fogo das provações e tentações que nos purificam com seus consoloos e alegrias, estes raros momentos de Tabor com os quais nos fortifica para retomarmos o caminho da cruz pois para se chegar ao Céu é preciso nos oferecermos a Deus como hóstia no calvário que todos os discípulos de Cristo terão que subir com Ele para, cada um em sua cruz, consumar a oferta de suas vidas ao Pai.
Foi assim também com Abraão que, na Primeira Leitura somos convidados a contemplar como Pai na fé, de todos os crentes, porque também Ele, antes de ser por Deus solicitado a crer e partir para a Terra Prometida, foi levado a um alto monte onde lhe foi mostrada a grande extensão da terra que seus descendentes habitariam, e a ele foi dado contemplar as estrelas do céu para perceber a multidão de crentes que nasceria de sua fé em todos os tempos, para, somente depois, começar a por em prática seu chamado, sua vocação.
A vida do Cristão consiste numa constante subida com Cristo ao calvário, porque, como Ele, todos teremos que oferecer nossa vida ao Pai como hóstias vivas, como Ele temos que tomar nossa cruz de cada dia e seguir, conformando-nos a cada passo com a Vontade do Pai que é que não se perca nenhum de Seus filhos, por isso somos, como Cristo chamados a dar a vida para que todos tenham vida plena.
Na segunda Leitura vemos Paulo tentando reanimar Timóteo, escandalizado pela prisão de Paulo: “Sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos chamou com uma vocação santa”. Qual vocação? Repito: A de dar a vida com Cristo, para que todos tenham vida. Mas o momento da consumação desta entrega se dá no calvário e para que não nos escandalizemos do que Deus nos pedirá mais tarde Ele nos leva hoje ao Tabor, permitindo-nos antever um pouco da recompensa que terão os que seguirem fielmente com Cristo a subida do Calvário de suas vida, será uma vida transfigurada com Cristo num gozo tão grande que finalmente poderemos dizer como Pedro, “mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que O amam”. (ICor.2,9)






Um comentário:

  1. Padre Tarcísio "Deus nos chamou a uma Vcação Santa"Qual Vocação? faço essa pergunta aos Jovens que desejam ser Consagrados " Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Entrem em contato com o Fundador avelino41s@gmail.com aguardem uma resposta!!!

    ResponderExcluir