HOMILIA XXI DOMINGO COMUM C


ESTREITA É A PORTA QUE LEVA À VIDA

POR PE. TARCISIO AVELINO, TF

"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita porque são muitos os que tentarão por ela entrar e não conseguirão". À pergunta pelo número dos que se salvam Jesus responde com o COMO. Se esforçando por entrar pela porta estreita, no entanto, a resposta de Jesus revela que não é um esforço qualquer já que diz que "muitos TENTARÃO e não conseguirão", isto mostra que, embora a salvação seja um dom de Deus, é preciso que façamos a nossa parte para tentarmos responder e nossa resposta não poderá consistir somente num esforço por ser fiel à missa dominical, nem basta também que estejamos engajados na Igreja, "porque muitos naquele dia dirão, Senhor, mas eu comi na tua presença", referindo-se a Eucaristia, ou eu estava sempre nas missas e ajudando na paróquia, era fiel dizimista, etc. Podemos fazer muitas coisas para Deus mas se não atentarmos para o principal que é a nossa conversão, não conseguiremos atravessar a porta estreita. Mas para isso, nao basta um esforço qualquer, é preciso todo esforço que pudermos empregar, como o próprio Cristo disse em outra ocasião que "o Reino dos Céus a todo momento sofre violência e são os violentos que o conquistam", referindo-se à violencia que temos que fazer a nós mesmos para tomarmos nossa cruz, renunciarmos a nós mesmos para seguirmos a Cristo.
Este esforço para seguir a Cristo nos é descrito pela Segunda Leitura : Primeiro: "não desprezes a correção do Senhor (...) é para vossa educação que sofreis e é como filhos que Deus vos trata". Aqui aprendemos que o sofrimento é um modo pelo qual Deus nos corrige como a Seus filhos. Já que o pecado original como todo pecado é ruptura com A Vida, sua consequencia natural é o sofrimento e a morte. Então, é preciso que soframos com paciência e mansidão, por amor a Deus oferecendo pela salavação de todos, imitando a Cristo que, com sua vida nos ensinou como entrar pela porta estreita.
Segundo: "Firmai as maos cansadas e os joelhos enfraquecidos; acertai os passos dos vossos pés, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado". Aqui temos uma outra lição, do modo como enfrentamos o sofrimento depende a cura, ou melhor, a salvação dos que, por ainda não conhecerem a Cristo, estão mancando pela vida.
"Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça", Cristo diz isso para aqueles que a Ele disseram ter pregado  e ensinado em Seu Nome, resumindo na palavra "injustiça", todo pecado e má vontade com a qual tentamos imitá-lo no modo de mortificarmos nossa vontade própria e servir os irmãos. De nosso testemunho depende a salvação de outros.
A resposta de Cristo no Evangelho de hoje confirma a Primeira Leitura que o povo eleito, os judeus conheciam mas que tinham entendido tão mal, pensando que só pelo fato de pertencer ao Povo Eleito, já era garantia de salvação. Isso é um alerta para nós hoje que não basta sermos do número dos que estão engajados na Igreja, é preciso sermos testumunhas de Cristo para cumprirmos o mandato universal de ir pelo mundo inteiro e a todos pregar o Evangelho que não se prega com palavras mas com o exemplo de uma vida coerente.




Um comentário:

  1. "Jesus é o Caminho a verdade e a vida"
    D. Tarcísio "O último exame será sobre o Amor"
    e por ele seremos julgados."Maria escolheu a melhor
    parte ficando aos pés do Mestre em Oração; Ama e faz o que quizeres" Ir Maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir