III DOMINGO PASCAL ANO C


ANTES A DEUS DO QUE AOS HOMENS
POR PE. TARCISIO AVELINO, TF

Para nos ensinar a necessidade de obedecermos a Deus acima de tudo, a Liturgia de hoje nos revela um pouco da glória, força, poder e majestade das quais Cristo se havia despojado para nos redimir como homem e que Joao contemplou, como lemos na Segunda Leitura, mas mostra nos também, no Evangelho, a necessidade que temos da humildade, para, como Pedro, diferentemente de Judas aproveitarmos as ocasiões que Deus sempre nos oferece de reparar, pelo amor, as ofensas que cometemos contra Ele para que estejamos em condições de dar um verdadeiro testemunho de Seu amor perante os homens.

O testemunho destemido e lúcido de Pedro que contemplamos na Primeira Leitura só foi possível porque ele, depois de sua tríplice negação aceitou humildemente o mesmo olhar que, com ternura lhe chamara nas margens do mesmo mar no qual hoje recebe a oportunidade de se redimir de sua tríplice negação por uma tríplice confissão de seu amor.

Dentre as muitas lições que nos ensinam o Evangelho de hoje, destaco a lição de que Deus jamais nos deixa sem ocasião de reparar nossos pecados, de nos arrependermos de cada um deles, ainda aqui neste mundo, daí a importância do mandamento não matar pois ele é a garantia de que cada pessoa tenha o seu tempo necessário, enquanto em caminho para a Pátria definitiva, terá o tempo necessário, não só para sua conversão, como também para se arrepender perfeitamente de seus pecados e de sanar os danos por eles causados por um amor dado pelo próprio Deus.

Pedro já havia sido chamado por Cristo para ser pescador de homens, e já tinha concluído a Escola do discipulado de Cristo na qual tivera a oportunidade de aprender como pescar homens, no entanto, retorna a pescar peixes, ainda não havia chegado o momento de deixar tudo de vez para se dedicar exclusivamente à sua vocação, faltava-lhe a oportunidade de declarar na mesma medida de sua traição, o seu amor por Aquele que renegara, só então, pôde, não só tomar consciência do quanto amava a Cristo, mas ao mesmo tempo do quanto é fraco para sustentar o testemunho que dEle era chamado a dar, para pescar homens. A rede lotada de tantos grandes peixes que um só não conseguira arrastar é então por ele arrastada, significando que chegara o momento de assumir o primado sobre os demais no qual Seu Mestre lhe havia constituído. De agora em diante estará, como vemos na Primeira Leitura, em condições de dar a maior prova de amor que se pode dar a um amigo, morrendo por causa de Seu testemunho do mesmo gênero de morte que morrera Aquele que por Ele dera a vida.

Uma vez consciente de sua fraqueza e pequenez, mas confortado pela oportunidade que tivera de declarar seu amor na mesma medida que traíra Seu Salvador, não teme quando face a face com os responsáveis pelo cruel assassinato de Seu Senhor, revela a eles a culpa e responsabilidade que tinham na morte deste inocente Cordeiro que livremente se entregou por nossa salvação.

“´É preciso obecer antes a Deus do que aos homens”. Sim! É preciso porque, Ele é Deus e a Deus, O Criador  é que todos devem obedecer porque só Ele é O Senhor, o dono absoluto de tudo e de todos. Porém, tendo colocado, desde a criação tudo nas mãos do homem para que dominassem e subjugassem a terra, Deus, como que perdera os direitos sobre Sua própria Criação quando, o homem, lhe virando as costas se coloca, com tudo que tinha em suas mãos, nas mãos daquele que “veio para roubar matar e destruir”, é então que Deus se fez homem como nós e, pelo preço de Seu sangue resgatou o homem e tudo o que havia a ele submetido por isso, a Segunda Leitura nos revela a Liturgiia do Céu, espelho da Liturgia com a qual honramos a Deus na terra, onde vemos que é por meio de Cristo que devemos oferecer nosso culto, oferendas e tudo a Deus e com eles dizemos sempre: “Digno é O Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, e a força, a honra, a glória e o Louvor”. Sim! Ele é digno porque é Dono de tudo e de tudo, principalmente de Si mesmo,fez dom aos homens. Por isso é DIGNO de todo bem porque tudo é dEle. É digno não só por direito mas por reconhecimento de nós Seus filhos, como resposta ao quanto nos ama. É por isso que convém obedecer antes a Deus do que aos homens porque Deus é o único que “vive para sempre” e pode dar a vida eterna àqueles que, como Pedro, à imitação de Seu Mestre Jesus, não fizeram caso de suas vidas neste mundo dando para a salvação da humanidade.

Um comentário:

  1. "É preciso obedecer mais a Deus do que os homens" Sim,porém seus representantes estão no lugar de Deus.As vezes colocamos nossa Vontade,pensando ser a Vontade dele.Poe ex obedecer ao PAPA,ao Bispo ao Superiores e Diretores espirituIS;iRMÃ MARIA lETÍCIA do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir