III DOMINGO QUARESMAL ANO C


 
 
 
 
"SE NÃO DER FRUTO A CORTARÁS"

POR: PE. TARCÍSIO AVELINO


A Liturgia de hoje nos recapitula a hisotória do povo eleito contado nos tudo o que por eles Deus fizera para chamar-nos à responsabilidade de tudo o que Deus, Seu Filho fez por, nós, povo da Nova Aliança.

Assim como Deus escolheu para Si um povo desde o início, para revela-lO às nações e cumulou-os de tantas graças e benefícios, escolheu para Si, na “plenitude dos tempos”, devido à não-correspondência de Israel, simbolizado, no Evangelho de hoje, pela figueira amaldiçoada, um novo povo, a Igreja, que somos todos e cada um de nós.

Assim como Deus escolheu um homem, Moisés,  para conduzir Seu povo rumo à terra prometida, Deus hoje escolhe a cada um de nós para, com  o testemunho de nossa vida, conduzir a muitos para A Verdadeira e definitiva Terra Prometida, o Céu, onde nos saciará não mais com “leite e mel” mas sim com Seu próprio Ser que preenche todos os anseios de nosso coração. Esses são os frutos que Deus espera de nós, frutos de conversão de nosso egocentrismo, para nos ocuparmos da salvação eterna de nosso próximo, essa era a missão inicial destinada a Israel que dele foi tomada e confiada a um outro povo que há dois mil anos vem fazendo render frutos essa Palavra Poderosa do Amor que Cristo semeou no coração dos primeiros cristãos.

“vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto”. Há 2013 anos Deus vem esperando que a Igreja produza seus frutos e não voltará para procura-los enquanto não tiver entrado a totalidade dos eleitos. Trata-se do tempo da Misericórdia que Deus nos concede não só para nossa conversão como também para que sejamos causa de conversão para os outros. O adubo que Deus vem depositando em nós todo esse tempo é Sua Palavra com a qual nos alimenta constantemente, Os Sacramentos, principalmente o da Eucaristia, com os quais nos sustenta em nossa fraqueza.

Jesus é a nova Sarça ardente que aquece, queima e ilumina o mundo sem se consumir, é preciso tirar as sandálias para penetrarmos no solo santo de Seu Santissimo coração tão cheio de amor pelos homens, que, embora na cruz pareça ter por eles se consumido, conservou intacto todo esse amor que, pelo Espirito Santo não cessa de nos atrair a Si.

“No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto (...) para serem exemplo para nós, a fim que não desejemos coisas más, como fizeram nossos pais”. Esse versículo da Primeira Leitura, resume todos os temas da Liturgia de hoje que nos exorta a nos comportáramos diferentemente dos primeiros integrantes do Povo eleito de Deus que, mesmo tendo sido objeto de tantos milagres e bênçãos de Deus, foram exterminados por causa do pecado de murmuração, fruto da ingratidão que nos cega para tantos benefícios de Deus e fixa nossos olhos nos obstáculos que, comparados às intervenções de Deus são como ciscos. Somos assim, exortados  a correspondermos com tantas graças recebidas, servindo nossos irmãos com toda espécie de boas obras porque cada um de nós seremos julgados segundo as obras que tivermos praticado e, já que a caridade cobre uma multidão de pecados, é por ela que seremos julgados no ocaso da vida como nos disse S. João da Cruz. Mas a caridade se traduz em obras por isso não devemos estranhas se, em Mateus,25 vemos Cristo descrevendo o Juízo Final onde não pergunta pelo mal que fizemos mas sim pelo bem pois este apaga o mal, ao passo que não ter feito nada de mal não é suficiente para nossa salvação já que não fazer nada de bom é o pior pecado, o pecado de não amar: “afastai-vos de mim malditos! Ide para o fogo eterno preparado, desde toda a eternidade para satanás e seus seguidores porque tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste de beber, estava nu e não me vestiste, doente e na prisão e não foste me visitar” (Mt.25).

3 comentários:

  1. Vamos ser verdadeiras Videiras na Vinha do senhor encontrando nos Sacramentos força para a Caminhada.P.Tarcísio como bom operário da Messe sabe conduzir a Familia Teresiniana no grande Amor de Deus.Peço sua bênção Ir maria Letícia do sagrado coração OIC

    ResponderExcluir
  2. Estamos aguardando as homilias do quarto e Quinto Domingo da Quaresma,aonde o senhor está?

    ResponderExcluir
  3. D, Tarcísio OSB Aonde o senhor está? Faz muita falta as suas Homilias o
    quarto e quinto Domingo?Suas palavras são uma Meta para a Santidade.Responda por favor,Ir Maria Leticia do sagrado coração OIC
    Peço sua bênção

    ResponderExcluir