DOMINGO DE RAMOS






JESUS CRISTO É O SENHOR!
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


Mais uma vez a liturgia nos coloca o contraste entre a multidão que aclama a Jesus e pouco tempo depois grita “fora  com Ele, crucifica-o!!” E a Liturgia faz questão de nos colocar como parte integrante desta multidão e coloca em nossos lábios tanto as palavras de aclamação e louvor como as de condenação e reprovação e isto no curto espaço que compreende a Procissão dos ramos até a liturgia da Palavra quando se anuncia a Paixão de Cristo no momento do Evangelho, para mostrar que todos nós somos assim, no mesmo instante que honramos a Deus temos que estar atentos pois a qualquer momento podemos traí-lO com nossos pecados.

“Jesus Cristo é O Senhor!” Este versículo da Segunda Leitura traz o objetivo de todas as promessas do Antigo Testamento e o motivo da Encarnação e Paixão e morte de Jesus, bem como o resumo de toda a História da Salvação e de toda a humanidade, restituir, de maneira mais conveniente o Senhorio de Deus sobre toda a Sua Criação, principalmente sobre o coração daqueles que havia criado livres à Sua imagem e semelhança, sem negar sua liberdade. Por isso convinha que Cristo se Encarnasse, sofresse e morresse, para que mostrando ao homem até onde vai a maldade do homems sem Deus e até onde vai o amor de Deus por nós pudesse, sem nos forçar ou obrigar, suscitar em nós o desejo de dar uma resposta ao Seu amor.

Se ao criar o homem Deus confiou a Ele a responsabilidade pelo mundo e o homem, com a liberdade que de Deus recebeu rompeu com Deus e, obedecendo àquele que veio para roubar, matar e destruir, colocou o mundo nas mãos do maligno, convinha que Deus tomasse de volta do Maligno tudo o que por direito a Ele, pertence, como criador de todas as coisas, fazendo valer a lei da justiça que Ele mesmo estabeleceu a qual diz que devemos dar a cada um aquilo que lhe é devido. Se Satanás adquiriu direito sobre a humanidade e sobre a criação confiada aos homens que livremente se haviam submetido ao maligno, convinha então pagar o preço de tudo o que o homem havia tomado de Deus para dar ao Maligno. Se o preço da ruptura com Deus é a morte, convinha que este preço fosse pago, ou por cada homem ou por um único homem cujo valor se igualasse ou superasse o valor de todos os homens, assim Deus que tem mais valor do que tudo, se encarnou para pagar com Sua morte o preço de nosso resgate. É por este motivo que Cristo sofreu tudo o que vemos descrito no Evangelho de hoje, de forma tão paciente pois Ele é o próprio Amor.

Aquele que vemos no Evangelho de hoje sendo julgado e condenado de forma tão brutal ama de tal forma cada pessoa, que a segunda Leitura disse que Ele não resistiu, mas se entregou livremente àqueles que lhE  espancavam e matavam. E é exatamente por isso que a Segunda Leitura explica que, por ter Ele se aniquilado, o mais baixo que pudesse descer, Deus o constituiu Senhor de tudo, porque se por direito de criador era o dono de tudo, agora, por direito de quem pagou o justo preço daquilo que lhE tinha sido usurpado, tudo lhe é restituído para que todo joelho, céu na terra e nos infernos se dobre diante Dele e toda língua confesse, para a glória de Deus Pai que Jesus Cristo é o Senhor, e assim, Deus possa novamente, realizar, sem ferir a liberdade dos homens Seu Plano incial da criação, que é o de se dar inteiramente a cada um de nós, pelo que, o Evangelho de hoje diz que o véu do santuário se rasgou de alto a baixo significando que O Santo dos Santos, onde só o Sumo Sacerdote podia entrar uma vez por ano foi aberto e toda muralha entre Deus e os homens foi demolida e todos os que aderem a Cristo pela fé, podem, hoje mesmo, estar com Ele no Paraíso, como aconteceu com o bom ladrão que, sem ter obras nenhuma para apresentar, recebeu a recompensa dos justos, dAquele, que, por Sua morte justificava a todos os que a Ele viessem a aderir.

2 comentários:

  1. D. Tarcísio vamos acompanhar Jesus e ser fiél ao seu chamado.Senti falta das suas Homilias no Blog.Graças a Deus voltou com sua MENSAGEM ILUMINADA.DESEJO QUE A FAMILIA TERESINIANA VIVA esse Tenmpo forte de Oração NO SACRIFÍCIO E NA PENITENCIA PARA REPARAR OS PECADOS DA HUMANIDADE.ABENÇÔE SUA FILHA ESPIRITUAL
    IR MARIA LEtÍLETÍCIA DO SAGRADO CORAÇÂO OIC

    ResponderExcluir
  2. Dom Tarcísio, fiquei muito surpresa,ao verificar,comooEspírito Santo, está trabalhando.Ao mesmo tempo, que o aplaudiam, depois, o negamos! Se não for pedir muito de vossa caridade, verifique no blog que lhe dei o nome. Abençõe-me, por caridade.

    ResponderExcluir