15° DOMINGO DO TEMPO COMUM B: “VAI PROFETIZAR”!

POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

“VAI PROFETIZAR”! A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a dimensão profética de nossa vocação onde no Evangelho de S. Marcos recebemos de Jesus os mandamentos do missionário, que, necessáriamente, para ser digno deste nome, tem que ser profeta, como todo cristão. E o que significa “profetizar” significa anunciar e denunciar. Anunciar a Boa Nova do Evangelho e denunciar todas as injustiças e mentiras que se opõem ao Evangelho nas quais vive mergulhado o mundo.
A segunda leitura nos diz qual é essa Boa Nova do Evangelho que devemos anunciar, a verdade de que somos filhos de Deus, não fomos criados para ser escravos de nada, muito menos dos vícios do pecado que, depois de cometidos serão sempre usados contra nós pelo “sedutor deste mundo que não cessará de nos acusar até nos levar ao desespero porque ele tem ódio de Deus e de seus filhos. É preciso gritar ao mundo aquilo que nos ensina a segunda leitura: “Pelo Seu Sangue, nós estamos libertados.Nele nossas faltas são perdoadas”!! Sim! Não precisamos ficar arrastando pesadas correntes de um passado que já foi redimido no Seu Preciosíssimo Sangue!
“vai profetizar!” Mas profetizar é também denunciar as injustiças e tudo o que se opõe ao Evangelho porque Cristo veio para que todos tenham vida e vida plena! É preciso se saber amado para poder espalhar o amor que torna as pessoas mais humanas, que nos liberta de todo mal. É preciso anunciar que “de tal maneira Deus amou a cada um de nós que nos deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna”! Só assim as pessoas deixaram o mal e, sentindo-se amadas reencontrarão seu verdadeiro centro. Não basta denunciar as injustiças é preciso capacitar o mal a deixar a maldade e a se converter para o bem!
Mas anúncio e denúncia é muito mais do que belas e eloqüentes palavras, é uma vida toda coerente com o Evangelho que, por si só se constitui em anúncio e denúncia, por isso todo batizado precisa seguir os conselhos dados por Cristo no Evangelho de hoje que podemos resumir em 3:
1. Não levar nada pelo caminho. O que significa viver exclusivamente da Providência divina ou melhor, não estar presos a nada deste mundo a exemplo de Oséias que na primeira leitura se recusa a ser identificado com os profetas da corte que trabalhavam por salário que recebiam do rei por isso anunciavam somente o que ele queria ouvir descurando inteiramente a dimensão da denúncia que inclui a vocação profética. O profeta, ou seja, o cristão, não pode estar apegado a nada deste mundo para não correr o risco de se vender ou de, por respeito humano deixar de dizer o que tem que ser dito.
2. “Quando entrardes numa casa ficai ali até a vossa partida” o que significa que o cristão tem que se contentar com a hospedagem que lhe é oferecida, por pior que possa parecer, deve resistir à tentação de ficar mudando de casa atrás de um melhor conforto pois sua preocupação nunca deve ser consigo próprio mas em testemunhar a Cristo justamente no lugar que Ele nos colocar pois devemos pregar o Evangelho a toda criatura, especialmente aos pobres com os quais se identificou Aquele que nos envia, que não tinha nem onde reclinara a cabeça.
3. “Se em algum lugar não vos receberem, nem vos quiserem escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés em testemunho contra eles” Isso significa não somente a resolução firme de não compactuar com aqueles que se recusam a aderir à Verdade, como também a inteira responsabilidade daqueles que passam a conhecê-la, como nos disse Cristo: “antes não soubessem não teriam pecado”.
Aqui está a responsabilidade de nossa vocação profética e o segredo para a exercermos bem, para que todos tenham a vida plena que,  conforme lemos na segunda leitura já foi dada a todos pelo sangue de Cristo que já nos libertou da escravidão do pecado pois “Ele nos predestinou a sermos seus filhos adotivos” e um filho de Deus é livre como Ele, jamais pode permanecer escravo de nada nem de ninguém, muito menos do pecado que nos rebaixa tanto.


Um comentário:

  1. "O hóspede é o propio Cristo" dizia S. Bento
    Nenhum profeta é bem recebido em sua terra!

    ResponderExcluir