14° DOMINGO  BCOMUM


BASTA-TE A MINHA GRAÇA

por: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


A Liturgia de hoje nos mostra que jamais devemos pôr limites às possibilidades de Deus, principalmente quando nos deparamos com algo em nossa fé que vai além de nossa compreensão. Nestas horas é preciso repetir a frase dita pelo Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora no momento da Anunciação: "Para Deus nada é impossível" e pronto! Não podemos ficar, diante dos fatos, questionando as possibilidades de Deus! Se o planeta terra é um grão de poeira em relação à nossa galáxia o que é você e o que sou eu em relação ao universo!! E em relação a Deus, então???? Então é preciso, de uma vez por todas, desistir de questionar e querer entender as razões e as possibilidades de Deus se não quizermos ser vítmas da nossa pouca fé, como os conterrâneos de Jesus que, poderiam ser os mais agraciados com Seus milagres foram os que menos os obtiveram ao ponto de o Evangelho de hoje dizer: "E admirou-se da falta de fé deles".
Se Jesus se admirou da falta de fé deles é porque o comum, o normal é termos fé em Deus pois é muito mais irracional acreditar que do nada possa ter surgido um universo no qual até a mais simples e microscópica forma de vida é intrincada e inteligente, do que acreditar que tudo isso tenha vindo do nada!!! É preciso fazer muito mais esforço para não crer do que para crer que é um movimento natural do ser que se depara com a grandeza, beleza e harmonia da criação!!! Ora, se é tão natural e simples crer em Deus, mais natural ainda é crer que Deus para ser Deus TEM QUE SER TODO-PODEROSO! Senão não seria Deus!!! Ora, se Ele é Todo-Poderoso pode ou não fazer com que "o filho de Maria e do carpinteiro" seja não somente o Messias esperado como também, nãosomente o mais poderoso profeta jamais surgido, o próprio Filho de Deus feito homem???????
Diante das aparentes barreiras à fé temos que dar livre curso a elas, tirando os olhos de nossas ínfimas possibilidades e colocando-os nas infinitas possibilidades de Deus!
Viver de fé é um exercício constante daqueles que se esforçam para se lembrar que a todo momento sáo vistos pelo TODO-PODEROSO que rege o universo em cada um de seus mínimos movimentos!!!
Somente com essa fé os profetas de todo o Antigo Testamento puderam levar a mensagem que Deus lhes confiava porque, conscientes de sua absoluta fraqueza, como vemos S. Paulo na segunda Leitura, podiam, a cada cada momento olhar para Deus e contar com Ele e justamente, ao constatar nossa fraqueza e nossa total dependência dEle no exato momento que a Ele recorremos experimentamos seu socorro e então neste preciso momento é que somos fortes e podemos constatar com S. Paulo: "Quando sou fraco, então é que sou forte".
Jamais sejamos povo de cabeça dura e coração de pedra como constatamos que eram os antepassados de Jesus aos quais fora enviado o Profeta Ezequiel na primeira leitura e que os conterraneose contemporaneos de Nosso Senhor herdaram. É preciso romper de vez com essa herança negativa pois embora sejamos filhos de Adão e Eva Cristo rompeu a escravidão do pecado e em Maria nos fez filhos da fé que ela herdou conosco de nosso Pai Abraão. Por menor que ela seja podemos com ela transportar montanhas como Cristo nos fez ver!!
Basta-te  a minha graça. A graça de Deus nunca nos falta tanto para vencermos nossos limtes como também nossa razão que a todo momento tenta obstaculizar o impossivel de Deus.
É preciso sermos como criancinhas não só para entrarmos no Reino de Deus como também para aceitarmos Suas intervenções neste mundo mesmo sem entedê-las para que as palavras de Cristo se apliquem a nós: "EU TE BENDIGO PAI SENHOR DO CÉU E DA TERRA PORQUE ESCONDESTES ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS E AS REVELASTES AOS PEQUENINOS".


Nenhum comentário:

Postar um comentário