XI DOMINGO COMUM B

ESPERANÇA, O MOTOR PARA ALCANÇAR O REINO

POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

Na liturgia de hoje, Nosso Senhor retoma e ao mesmo tempo corrige a imagem do Reino que Israel aguardava, do Reino de Deus identificado com um reino político no qual Israel, como lemos na primeira leitura, seria uma nação que suplantaria todas as outras, apesar de, no momento em que a profecia da Primeira Leitura ter sido escrita num tempo em que eram uma nação pequena e sujeita aos constantes ataques inimigos. Então a Primeira leitura compara Israel como o ramo de um cedro do Líbano que, um dia seria tomado e transplantado sobre o Monte de Sião para dominar sobre as outras nações. No Evangelho, Nosso Senhor retoma a imagem agrária para falar do Reino mas não o compara com uma árvore forte, grande e frondosa e sim com uma pequena e frágil, porém a maior entre todas as hortaliças para nos ensinar que embora O Reino que Ele veio inaugurar começe pequenino como um grão de mostarda no coração de cada pessoa que acolhe Sua Palavra, se tornaria em breve tão grande que poderia abrigar pessoas de todas as nações, para dizer que vem inaugurar um novo povo que não se identifica com uma nação mas que será composto por todos aqueles que nEle creem, alastrados por toda a terra.

No entanto, se Deus tem poder para fazer Sua obra sozinhho, quer contar com nosso humilde trabalho de agricultor para, na paciencia e persistencia, irmos readiquirindo as virtudes que com Ele nos assemelhavam no Paraíso até o dia  em que “cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito”, então cabe a nós o alastramento do Reino no mundo. Somos o agricultor da Parábola, responsáveis em preparar o terreno, semear e cuidar da semente para que ela possa se desenvolver sem impecilhos, emborar independa de nós o seu crescimento, Deus quis fazer com que dependesse de nós a quantidade de frutos.

A semente é a Palavra de Deus semeada através do testemunho de nossa vida, ela é “viva e eficaz” por si mesma mas a quantidade e qualidade de seus frutos dependerá da qualidade do solo pelo que cabe a nós, preparar os corações daqueles que vão recebê-la, com ações conc retas que testemunhem o amor que A Palavra de Deus neles consolidará, provocando neles a conversão para a comunhão com Deus.

Isto é o Reino de Deus, é o aumento de pessoas no mundo que são governadas pelo Espírito Santo que passa a habitar no coração de todos os que pela fé, através do Batismo aderem a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário