SANTÍSSIMA TRINDADE, NOSSO PORTO, NOSSA PÁTRIA
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF



Depois de termos celebrado todos os mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, desde Sua Encarnação,  nascimento e Ascenção, celebramos A vinda do Espírito Santo que nos preparou para, agora, contemplarmos, como um panorama completo O Mistério de Deus que Ele veio nos revelar. Ó Mistério infinito e inaudito!! Que mente humana teria sido capaz de conceber tal grandeza que, embora revelada nos é impossível de explicar?
No Antigo Testamento, como lemos na primeira leitura, Deus já se havia revelado como único, uno, infinito, Todo Poderoso, Onipresente, Onisciente e Onipotente, e, embrora já tivesse  nos deixado entrever O Mistério da Santíssima Trindade, se Ele próprio não tivesse se feito homem para poder falar nossa linguagem, jamais nossa mente poderia ter imaginado aquilo que ainda hoje não compreendemos: “Eu e o Pai somos um”, “Quem me vê vê O Pai” e, “Quando Eu fôr, enviar-vos-ei Outor Consolador, é O Espírito da Verdade para que fique sempre convosco, Ele vos revelará toda a verdade”.
Sim. Pentecostes nos preparou para celebrarmos A Ssma. Trindade, e, desde que O Espírito desceu em Pentecostes, e em cada um de nós pelo Batismo, nunca mais nos cansamos de ansiar mais e mais por contemplar A Face deste Deus que O Espírito nos faz ansiar, nos move a buscar e no qual vai nos assemelhando mais a Ele para que com Ele possamos habitar eternamente, como lemos na Primeira Leitura: “Guarda Suas Leis e Seus mandamentos para que vivas longos dias sobre a terra que O Senhor Teu Deus te vai dar para sempre”. Sem o saber, Moisés estava nos ensinando que essa pátria onde habitaremos PARA SEMPRE, é O Próprio Deus que, sendo amor, criou-nos para si, somente para nos amar e fazer felizes como a seus próprios filhos, co-herdeiros de Seu Filho Unigênito. Nossa herança é tudo de bom que se possa desejar, é O Próprio Deus!!!
Quando no Evangelho de hoje Nosso Senhor nos revela o modo pelo qual nos tornamos filhos de Deus, pelo Batismo, pelo qual Deus passa a habitar em nós, Ele també nos revela que Nosso Deus é COMUNIDADE ou seja uma comum unidade de amor e não poderia ser diferente!! Se é próprio do amor se dar como poderia Deus ser uma só pessoa? E se é próprio do amor querer se dar ao amado até ser com ele uma perfeita unidade como poderia ser diferente que Deus seja tres pessoas num Único Deus Uno e indivisível???
Sim!! Nossa Pátria, Nosso Porto Seguro e definitivo é Deus, o céu é Deus e em nossa alma Ele está!!!

Um comentário:

  1. MARIA SACRARIO DA SANTÌSSIMA TRINDADE! Nessa grande solenidade vamos adorar e Louvar no ESPÌRITO SANTO esse Mistério de AMOR
    O CÈU È DEUS E NO CENTRO DE NOSSA ALMA O ADORAMOS."O CÈU COMEÇA EM VOCÊ"

    ResponderExcluir