X  DOMINGO COMUM B: VONTADE DE DEUS,  NOSSO PARAÍSO

POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

 Se foi pela desobediencia  do homem que o mal entrou no mundo acarretando uma distancia infinita entre nós e Deus, somente pela obediência de Deus feito homem esta distância infinita poderia ser vencida através da iniciativa Do Infinito que é Deus e Seu perdão.
Certa vez Jesus falou que os fariseus e mestres  da Lei são filhos do diabo (Jo.8), que significa na lingua hebraica do Antigo Testamento, Satã, o adversário e na língua grega do Novo Testamento, diábolos, ou caluniador, sendo que no Evangelho de hoje fica claro o porque disso, pois como a Primeira Leitura nos mostra que desde o princípio Satanás é o adversário e o caluniador de Deus dizendo que Deus era mentiroso ao afirmar que se comessem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal não morreriam como Deus havia afirmado, mas, pelo contrário, seriam como Ele; Desde o princípio é assim que Satã se revela: o adversário de Deus e do homem, o acusador de Deus e do homem, como hoje os mestres da Lei acusam a Jesus de ser um enviado de Satanás para tentar afastar dEle as pessoas que queriam junto de si por puro desejo de prestígio, por puro orgulho, janela pela qual, desde o princípio Satanás penetra para tentar a humanidade a se afastar da Vontade Do Único que sabe realmente  o que é bom para nós.

Nosso Senhor diz que seus parentes são aqueles que, como Sua mãe, fazem a vontade do Pai. Foi justamente por conhecer de maneira diferente as Escrituras que Maria, diferentemente dos fariseus, soube escutar e obedecer a vontade de Deus, porque é a mais humilde de todas as criaturas e, por isso, a que mais se assemelhou Ao Humilde por excelência, Deus que sendo Todo Poderoso se aniquilou para vencer a distância infinita que o pecado do orgulho pôs entre Ele e a humanidade.
Cristo é o homem forte que derrotou o Maligno e pôs em nós uma sentinela contra o mal que tenda invadir a habitação que Ele escolheu fazer em nossa alma, pelo Espírito Santo que nos capacita não só a discernir a Vontade de Deus e perceber as tentações, como também a executar aquela e rejeitar esta, dando-nos, para isso  força para vencer o mal e para praticarmos o bem. Por isso não há perdão para a blasfêmia contra o Espírito Santo que nada mais é do que atribuir a Satanás aquilo que é de Deus ou que O Espírito testemunha em nós ser a Vontade do Pai.

A oposição à obra de Cristo se revela desde o início de Sua vida pública, quando foi tentado pelo Maligno no deserto, já que ao se encarnar fez-se solidário com a humanidade que havia aderido livremente ao Mal pela desobediência a Deus.
No Evangelho de hoje vemos que O Inimigo se utiliza dos próprios familiares de Cristo para se opõr às obras de Deus, prevenindo-nos para nunca desanimarmos de buscar em tudo a Vontade do Pai seguindo o exemplo de Jesus, Maria e São Paulo que.

Cristo, que, com Seus discípulos não tinham tempo nem para comer em sua obra incansável de levar a Boa Nova e de servir a todos e a cada um daquela multidão que a Ele sempre acorria, mostra-nos não somente como é urgente praticar, como também ensinar os outros a praticar a vontade de Deus que é levar a todos Seu Amor para que todos reencontrem o caminho da felicidade que só Ele pode dar.

Paulo na Primeira Leitura, nos ensina que o segredo de perseverar na vontade do Pai é voltarmos “nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as visíveis, pois o que é visível é passageiro” ao passo que “se a tenda em que habitamos neste mundo for destruida, Deus nos dará uma morada no Céu (...) que é eterna”.

Esta certeza é que nos dá coragem, força e esperança: conservar os olhos fixos na nossa recompensa certos de que “o volume insignificante de tribulações momentâneas nos acarreta uma glória eterna incomensurável”.

Um comentário:

  1. O segredo para realizar a Vontade de Deus é a
    obediência.Estamos vivenciando o Ano da FÈ.
    Obedecer a Igreja Os mandamentos
    Obedecer ao Diretor Espiritual ,quem Obedece não erra.
    irmã Maria Letícia OIC

    ResponderExcluir