IV DOMINGO DA QUARESMA
SE LHE SOMOS INFIÉIS ELE PERMANECE FIEL
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

IV DOMINGO DA QUARESMA
SE LHE SOMOS INFIÉIS ELE PERMANECE FIEL
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

As leituras de leituras de hoje nos falam da fidelidade de Deus que resiste a toda infidelidade dos homens por causa da natureza mesma de Deus que é amor, como lemos no Evangelho deste quarto domingo da Quaresma, tambem chamado de Domingo da Quaresma onde lemos que “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o Seu Filho único para que todo aquele que nEle crer, não pereça mas tenha a vida eterna”. Essa é a explicação de Cristo para sua afirmação da necessidade de que “o Filho do Homem seja levantado” “do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto”. Como assim, perguntamos. Assim como todos aqueles que, no deserto, foram punidos por Deus pelos seus pecados, com serpentes venenosas, eram curados ao olhar para a serpente de bronze que Deus mandara Moisés erguer numa vara, assim, iriam ficar libertos da raiz de toda enfermidade, o pecado, todos aqueles que olhassem, ou seja, aderissem, pela fé, a tanto amor de Deus manifestado na Cruz, convertendo-se a Ele ao contemplar no Crucificado não só até onde vai a maldade do homem sem Deus, como também até onde vai o amor de Deus por nós que, como lemos na segunda leitura, “quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deua a vida com Cristo”.
É assim o amor de Deus por nós!!!!!!!! Por isso se fazia necessário que “O Filho do homem fosse levantado” na cruz, porque Deus nos criara para si, e, para ter de volta o que é dEle, respeitando, ao mesmo tempo, a liberdade na qual nos criara. Não havia outra maneira que aquela de dar para o homem “a maior prova de amor”, para que atraídos por ela, sentissem em si o desejo de voltar para a felicidade então perdida.
Essa é a pedagogia da fidelidade de Deus manifestada em toda a história do Povo de  Deus”, conforme lemos na primeira leitura, onde vemos que por causa de seus pecados Deus permitira que os Israelitas sofressem um por cento das consequencias de seus pecados, sendo vencidos pelo inimigo e levados para o exílio, como escravos, até que, após setenta  anos, uma vez devidamente arrependido de seus pecados, estarão prontos novamente para habitar na terra que Deus lhes dera e cultuá-lO no santuário que santificara para si.  
Particularmente interessante é que, na primeira leitura vemos que Deus se serve de um rei pagão para prosseguir com seus planos de salvação para a humanidade, quando aqueles que encarrega de uma missão fracassam por sua infidelidade, mostrando com os fatos o que S. Paulo queria dizer com “se lhE somos infiéis  Ele permanece fiel pois não pode negar-se a Si mesmo.

3 comentários:

  1. "Fidelidade de Deus " Vamos servir a Deus com Alegria" Se você deseja ser um Teresiniano escreva para o fundador.avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. E-mail do Padre Tarcísio Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima
    Entre em contato: avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir