XX DOM. COM. A: DEUS É DE TODOS

POR PE. TARCISIO AVELINO

O tema da liturgia de hoje é a universalidade da salvação oferecida por Deus em Seu filho Jesus, Ele é O Templo de Deus destruído pela incredulidade de Seus conterrâneos mas reconstruído após três dias pelo amor do Pai que é mais forte do que a morte.
O que nos choca é a relutância de Jesus em atender a súplica de uma mulher angustiada que pede a libertação não para si mas para sua filhinha. Esse comportamento de Jesus choca-nos especialmente quando nos lembramos do fato de Ele curava a todos que vinham a Ele e muitas vezes até mesmo pessoas que sequer tinham lhE pedido nada, como a mulher da mão seca que curou na sinagoga de Nazaré e como o paralítico da piscina de Siloé a qual oferece-se para curá-lo. Porque será que Nosso Senhor não somente parece insensível a dor desta mãe, como também não se importa em humilhá-la por ser estrangeira, de uma cultura pagã, comparando-a aos cachorrinhos, em relação ao seu povo eleito de Israel? Jesus fez isso justamente para contrastar ao máximo a fé que não encontrou entre seus conterrâneos e para mostrar-nos duas coisas: Primeira: Que Deus veio para todos pois seu Amor é infinito e não conhece fronteiras. Segundo: Que apesar desta mulher não fazer parte do povo que Ele escolhera para se encarnar ela pode fazer parte do novo povo de Deus como qualquer um que cumprir a única condição requerida para isso, a fé, como foi profetizado na primeira leitura que “a casa de Deus será chamada casa de Deus para todos os povos”. Uma vez que Jesus é o templo de Deus já chegaram para nós os tempos messiânicos em que os verdadeiros adoradores não precisarão ir ao templo de Jerusalem ou de Garizim para adorar a Deus pois O Templo que é Jesus habita em nosso coração e aí é que devemos adorá-lO, “em espírito e em verdade” como Jesus ensinara à samaritana. Terceira: Que Deus jamais rejeita aqueles vão a Ele com fé e que jamais deixa nunca deixa sem resposta uma oração perseverante.
Se por um lado o povo que Deus escolhera para ser testemunha de Seu amor entre as nações, rejeitaram o Messias, e ainda o aguardam, na segunda leitura S. Paulo nos diz que nem por isso podemos achar que somos melhores do que eles. Uma vez que “o chamado de Deus é irrevogável”, eles continuam sendo o povo eleito de Deus e, se eles desobedeceram a Deus depois de ter conhecido A Verdade Encarnada em Jesus, nós também somos descendentes, como eles dos pais desobedientes que foram Adão e Eva.
Sendo assim, queridos irmãos, a grande lição que nos dá a liturgia de hoje é que se o amor de Deus não tem fronteiras, não temos direito de menosprezar a ninguém como os discípulos de Jesus já estavam habituados a fazer, querendo mandar embora a multidão faminta que seria saciada pela multiplicação dos pães e que ainda não aprendera a lição e agora, dão a mesma infeliz sugestão a Jesus: “Senhor, manda embora essa mulher que vem nos importunando gritando atrás de nós”. Jesus concorda com eles no sentido de que realmente não fora enviado a falar diretamente a outro povo que não o dos judeus, no entanto, lhes dá a grande lição que se eles deveriam ser os primeiros destinatários da Boa Nova do Evangelho, isso não excluía os outros, já que “Deus não faz acepção de pessoas”, ainda mais que essa mulher manifestou uma fé muito maior que a deles reconhecendo como Messias um homem de uma nação inimiga da sua, com a qual já haviam até gerreado. Essa mulher estrangeira soube reconhecer a identidade de Jesus, coisa que os seus conterrâneos não o puderam por causa da dureza de seus corações.
Jamais menosprezemos a ninguém porque só Deus conhece os corações das pessoas e por mais que pensemos ser alguém merecedor de todo desprezo, filho amado de Deus como se fosse seu filho único. É templo de Deus onde Ele escolheu fazer morada.
Ser adorador em espírito e em verdade significa respeitar o templo onde Deus escolheu fazer morada, o coração de cada pessoa, que deve ser reverenciada, tanto quanto, ou muito mais que  os magníficos templos de pedra onde Mora O Santíssimo Sacramento, uma vez que o Próprio Filho de Deus disse: “tudo o que fizerdes ao menor de meus irmãos foi a mim que o fizeste”.

10 comentários:

  1. Mt 15,21-28: “Uma mulher Cananeia gritava: ─ Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim... Ele não lhe respondeu palavra alguma.”

    Jesus estava numa região de pagãos. É bem possível que tivesse saído das terras de Israel para poder instruir seus discípulos mais tranquilamente. Não sabemos como, mas foi reconhecido por uma pagã. De uma maneira ou de outra ela ouvira falar de Jesus e de seu poder. Como não conseguia chegar perto do Mestre, gritava de longe. E gritava tanto que os discípulos se incomodaram com seu alarido. Eles têm uma reação que facilmente assumimos, nós que nos temos por discípulos: não gostamos que perturbem nossa devoção tranquila. Também a reação de Jesus pode parecer-nos estranha. Podemos, porém lembrar que ele não usava só palavras para ensinar; parece que aqui estava usando uma dramatização para salientar a fé daquela mulher e também dizer por que limitava sua pregação aos judeus.

    Oração:

    Senhor, não permitais que eu seja obstáculo entre vós e os que vos procuram, que eu não seja mais exigente do que vós. Ajudai-me a compreender que o mais importante não é o horário, nem a boa ordem das cerimônias ou do atendimento. Estou pedindo isso porque achei uma semelhança muito grande entre a reação dos discípulos e o meu modo de atender aos irmãos. O que mais quero, porém, é pedir que me deis uma fé e uma confiança como a daquela mulher cananeia. Dai-me uma consciência muito clara e humilde de minha fraqueza e de minhas necessidades. Ensinai-me a orar e pedir insistentemente as ajudas que preciso, mesmo se pareceis tardar em me atender. Não posso ficar sem vosso socorro, não posso largar de vossa mão. O melhor, então, é que agarreis a minha mão e não a solteis de jeito nenhum. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Gosto desta parte Senhor filho de Davi tem piedade de mim. E vem mostar que devemos falar pedir a Deus, a sua misericordia infinita, ele nos escuta a todo momento.

    ResponderExcluir
  3. Eis aí uma grande demonstração de fé e perseverança!!Linda oração feita por Juliana! parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Rezar com a vida e suas atitudes,o que vale é qualidade não a quantidade de Orações.'Um ato de Amor vale mais que muitas Obras"s. João da Cruz' E ai Blogueiros quem vai ajudar a comprar a casa dos MIssionários Teresinianos de Nossa Senhora de Fatima?D.Tarcísio Precisa de Anjos,comecem a voar em Marabá!Façam uma Caravana visitem a Obra e vejam as maravilhas que estão acontecendo VINDE E VÊDE! Promovam um Jantar Beneficente! O que acham da Ideia? Cada membro na sua Cidade pode doar um tijolo para essa Evangelização.Sejam abençoados.Ir maria Letícia do sagrado coração OIC

    ResponderExcluir
  5. "ADORAR EM ESPìRITO E VERDADE"Atenção senhores Empresários Façam uma poupança no CEU!Quem vai ser o primeiro da Lista?A Construção da casa precisa de 25 colaboladores D.Tarcísio aguarda sua resposta avelino41s@gmail.com
    DEUS AMA A QUEM DÀ COM ALEGRIA!Tudo que Ele permite,esconde graça'!Irmã Maria Letícia do sagrado Coração

    ResponderExcluir
  6. ORAÇÂO: SENHOR JESUS EU QUERO SER UM COLABORADOR(a)Ajuda-me a sair do meu espaço e ser uma ponte para tirar os jovens da rua,dar de comer a quem tem fome,material e espiritual.Eis-me aqui SENHOR,toque o meu coração:Visualize um sitio com muitas árvores,uma fazenda,uma casa muito linda para Acolher os pobrezinhos de Jesus que não tem aonde morar.Você que possui muitas terras,dôe o que está sobrando,seja um EVANGELIZADOR e tudo vai dar certo na sua vida e na su EMPRESA.avelino41s@gmail.com Aguarda sua resposta.Deus o guarde e abençõe.Irmã Maria Letícia do Sagrado Coração (A fazenda ou sitio ,pode ser em qualquer cidade.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que Deus permite esconde graça!

    ResponderExcluir
  8. Terminamos o Mes vocacional e espero que muitos jovens tenham enviado e-mail para o Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com) dizendo SIM A JESUS e colaborando com as suas doações para a Obra dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima Deus abençõe a Todos Ir Maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  9. Jovem Vocacionado (a) Envie seu nome
    Seu e-mail e a História da sua vocação para Padre Tarcísío avelino41s@gmail.com)Quem é Jesus para você? Como sentiu o chamado para Evangelizar? "VINDE e VÊDE" Participe de um encontro pessoal com o fundador e tire as suas dúvidas vocacionais.Entregue sua vocação a Nossa Senhora e diga "Eis -me aqui' Deus o abençõe aguard sua resposta IrMaria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  10. Estamos agora no Mes da Bíblia é na Palavra de Deus que encontramos o alimento forte para a e nossa alma. Carta de S.Paulo aos Romanos 8,18-39
    NADA NOS PODE SEPARAR DO AMOR DE DEUS QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS.Você que está sofrendo nesse momento,pare e medite;" O Espírito Santo vem em socorro da nossa fraqueza,pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir".PARA DEUS nada é impossívelEssa mensagem é para você!"Tudo que Deus permite esconde Graça"Ir Maria Letícia OIC

    ResponderExcluir