ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


"BEM AVENTURADA ÉS TU QUE CRESTE"
POR PE. TARCISIO AVELINO
É impressionante o fato de que A Providência Divina tenha disposto que As Sagradas Escrituras, tivessem seu início justamente com o problema do pecado e se encerrasse com a solução deste problema que é a raiz de todo o mal no mundo. De fato, se o pecado original foi a desobediência da primeira Eva, a solução do pecado no mundo foi possível por causa do SIM da segunda Eva.

Se o pecado foi a desobediência da primeira mulher que entrou neste mundo, a salvação foi possível por causa do SIM da primeira mulher a entrar na glória, como lemos na segunda leitura onde S. Paulo nos diz que “Cristo é a primícias dos que ressuscitaram”, ora se Cristo é o primeiro a ressuscitar dentre os significa que a Ele se seguirão outros, porém, a segunda leitura nos ensina que isso se dará numa ordem; então é fácil concluir que a primeira dessa ordem seja a discípula que mais se associou Ao Mestre, a criatura mais perfeita de Deus como Ele próprio a chamou, pela boca do Anjo no dia da Anunciação, de “Cheia de graça” então fica fácil depreender que se o Salmo 15 no vs. 10 diz que Deus “não permitirá que o santo conheça a corrupção”, então Maria que é a “cheia de graça” ou seja, que não tem pecado pois é cheia da graça de Deus não tenha se corrompido na terra mas tenha sido elevada para o céu imediatamente depois de sua morte, e é isso o que ensina a Tradição desde o começo desta Igreja Católica Apostólica Romana, o que foi concluído com o dogma de 1 de Novembro de 1950, pelo Papa Pio XII.

Sendo o Dogma, uma verdade que, embora, não esteja explicitamente dito na Biblia mas que é a conclusão necessária de muitas coisas ditas nas Sagradas Escrituras das quais devemos tirar as conclusões, então entende-se logo que, só por isso,  das verdades dogmáticas não se pode duvidar, no entanto, há um outro motivo pelo qual devemos crer nos dogmas tanto quanto nas Escrituras, porque a única Igreja que tem o poder de interpretar com segurança As Sagradas Escrituras a A Igreja Católica Apostólica Romana, justamente porque é a única que recebeu de Cristo a promessa de que “Tudo o que ligar na terra será ligado no céu”

Celebrar a Assunção de Nossa Senhora é antegozar a visão do que acontecerá com cada cristão que disser, como Ela o seu SIM a Deus e o sustentar até o fim: Deus o ressuscitará no último dia, mas para isso terá que ser fiel ao seu SIM a Deus, como Maria, unindo-se me tudo à Sapientíssima Vontade de Deus permanecendo firme, como Ela de pé diante da cruz de cada dia. É isso o que nos ensina a primeira leitura mostrando a mulher perseguida pela primeira leitura. Essa mulher coroada com doze estrelas é o símbolo do povo de Israel, povo eleito de Deus que tem na Igreja a sua continuidade, mas como Maria é a imagem perfeita da Igreja cuja missão é dar Jesus ao mundo, então essa primeira leitura também nos lembra a luta que desde o início Maria teve que travar com Satanás para proteger o Seu filho, tendo que fugir com Ele para o Egito para escapar da perseguição de Herodes que O queria matar. Essa é a batalha que todos nós temos que travar constantemente contra o demônio, se quisermos ser fiéis ao nosso sim como Maria que, apenas recebendo em si O Autor da Vida, “se dirige apressadamente para a casa de sua prima Isabel”, como lemos no Evangelho de hoje, para levar O Salvador e Sua alegria. Então serão para nós a Bem Aventurança que Ela ouviu da boca de sua prima “feliz és tu que creste porque em ti serão cumpridas todas as profecias anunciadas pela boca do Altíssimo, e seremos como Ela já foi, ressuscitados e elevados, no último dia, para o céu em corpo e alma, ASSIM SEJA.

Um comentário:

  1. Ó MARIA CHEIA DE GRAÇA, OLHA PARA A HUMANIDADE CARENTE DO AMOR DE DEUS, QUE CADA UM ENCONTRE CONSOLO, AMOR E PROTEÇÃO NO SEU CORAÇÃO. SABEMOS QUE SE ESTIVERMOS JUNTO DE TI SEREMOS CONDUZIDOS À DEUS.

    ResponderExcluir