XV DOMINGO DO TEMPO COMUM - A


A EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS

Por: Pe. Tarcísio Avelino
Quando comparamos a primeira e segunda leituras da missa de hoje com o Evangelho, de cara, nos deparamos com uma aparente contradição pois se na primeira leitura lemos que A Palavra que sai da boca de Deus é como a chuva que cai e fecunda a terra fazendo-a produzir frutos, e não retorna a Deus sem ter, antes, cumprido Sua Vontade, lemos na segunda leitura que a criação geme como em dores de parto aguardando a manifestação dos filhos de Deus e a sua libertação, poderíamos então concluir que Cristo, Palavra, Verbo Encarnado, semeado como uma sementinha na terra boa do ventre e do coração de Maria tenha retornado ao Pai no dia de Sua Ascenção sem ter cumprido a vontade do Pai de que todos se salvem, uma vez que vemos cada vez mais aumentando cada vez mais a iniquidade no mundo, no entanto, quando lemos atentamente o Evangelho de hoje percebemos que o problema dos parcos resultados e frutos da semeadura, não está na semente, que é A Palavra, mas no tipo de solo onde ela é semeada.
Que tipo de solo é o teu coração? Como eu tenho acolhido a Palavra de Deus? Permito que ela me interpele e me obrigue a mudar de vida??
No Evangelho de hoje vemos Jesus dizendo que os solos maus são os corações que se tornaram insensíveis pela maneira como escutam a Palavra de Deus “com má vontade”.
A vontade de Deus é que todos se salvem escolhendo livremente voltar-se para Ele, ou seja convertendo-se a Ele, o problema é que esta liberdade na qual Ele nos criou à  Sua imagem e semelhança está sendo usada para caminhar longe de Deus que jamais irá nos obrigar a servi-Lo.
Assim, a conclusão a que chegamos é que da nossa acolhida da Palavra de Deus depende a salvação de um maior ou menor número de pessoas, nosso testemunho terá eficácia na transformação dos outros, na medida em que perimitirmos que essa Palavra que é “viva e eficaz” (Hb. 4), transforme as nossas vidas.

3 comentários:

  1. Que o Espírito Santo nos ilumine sempre para colocar na nossa vida e de nossos irmãos a verdade de Deus que liberta.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus permita podermos preparar nossos corações para a acolhida de sua palavra, que tenhamos a coragem de vivê-la no dia-a-dia e que testemunhemos-a com nossas vidas, para sermos santos no seguimento do Cristo que nos salva e liberta. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Deus nos chama a conversão em todos os momentos da nossa vida. Suas palavras mudam , mas seu propósito é o mesmo, convertei-vos. Hoje Ele nos faz refletir como estamos acolhendo Seus ensinamentos e nos exemplifica para que possamos nos reconhecer nesta leitura, que tipo de solo somos hoje e deixa a mensagem de qual solo devemos ser. Obrigada Senhor por seu imenso Amor.

    ResponderExcluir