O TESOURO ESCONDIDO E A PÉROLA

POR: Pe. Tarcísio Avelino
A liturgia de hoje atenta para o valor absoluto do Reino de Deus, conscientizando-nos sobre como fazer para ter a certeza de que o possuiremos quando ele atingir, no último dia a sua plenitude. O segredo é pedir sempre, como fez  o rei Salomão, na primeira leitura, a sabedoria que nos capacita a discernir entre o bem e o mal.
Somente a pessoa sábia saberá esperar sem desanimar a consumação do Reino no último dia, na certeza de que mesmo quando pareça que o mal impera, Deus continua no comando e, como lemos na segunda leitura faz tudo concorrer para o nosso bem. Só quem é sábio e tem essa consciência terá coragem de deixar tudo pelo tudo que é O Reino. O Reino de Deus é o próprio Cristo que, pelo Seu Espírito habita em nós, como Ele próprio havia dito “o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc.17,20).
Quando alguém descobre que a felicidade mora dentro dele a pessoa descansa em Deus e começa, desde então a desfrutar da imensa paz que só Deus pode dar e para de ficar apostando sua vida em tantas coisas passageiras e se torna muito mais abnegado com as adversidades, pois sabe o que realmente vale a pena.
Se O Reino é o Próprio Jesus entendemos porque tantos santos deram a vida para testemunhá-lo, entendemos porque tantas pessoas ainda hoje, deixam tudo para ter a honra de se tornar unicamente Seu servo. É que quando realmente se compreende o quanto Deus nos ama ama a cada um pessoalmente como se eu fosse seu único filho, a pessoa encontra o seu centro e para de se identificar com a imagem que ela mesma tem de si introjetada por tantas coisas que dela fora dito ao longo de sua vida.
Já ouvimos Jesus dizer que “onde está o teu tesouro aí está o teu coração” (Mt.6,21), então, quando a pessoa se descobre amada por Deus com um amor total e incondicional ela sentirá dentro de si um apelo enorme, embora permaneça totalmente livre, de aderir e colocar todo o seu objetivo em agradar a Deus e para tanto, não hesitará em investir tudo neste único objetivo de descansar eternamente Nele que a faz se perceber inteira e completa.
Somente quem se decide assim por Deus, vai dando, em seu interior, mais e mais espaço para que O Espírito Santo a vá transformando progressivamente em à imagem e semelhança de Cristo até que no último dia seja separada com os peixes bons para se unir eternamente com Deus ao passo que aqueles que tiverem se recusado a aderir a Cristo, arderão eternamente no fogo em que sempre viveram, o fogo do ódio a Deus e ao próximo.
É preciso investir tudo em nossa santificação pessoal para que assemelhando-nos mais e mais a Cristo estejamos em condições de, como Ele, discernir tudo o que no Antigo Testamento tinha valor transitório, ocmo a circuncisão, por exemplo, e tudo o que é de valor eterno, como o pai de família que sabe separar em seu tesouro, as coisas novas e velhas.
Fixemos, portanto, nossos olhos em nossa meta e dirijamos para lá nossos passos na certeza de que lá, chegaremos por mais que as vezes nos pareça muito distante, por causa dos muitos contratempos os quais Deus faz concorrer para o nosso bem.

2 comentários:

  1. O Reino de Deus é o único que vale a pena ser conquistado, pois é eterno. Começa dentro de nós, MAS NÃO SE ENCERRA EM NÓS, é para ser partilhado como o amor que quando mais se doa mais se tem. Um abração padre. Muita inspiradora sua reflexão. Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Eu todo dia peço a Deus a sabedoria de Salomão para poder viver neste mundo. Eu espero ser digna de habitar no Reino de Deus juntamente com minha familia. Abracao para o Senhor do tamanho do Rio Amazonas

    ResponderExcluir