XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM A

PORQUE DEUS NÃO EXTERMINA OS MAUS?
por: Pe. Tarcísio Avelino

As leituras de hoje nos ajudam a responder à pergunta mais inquietante sobre Deus que poderia imergir do coração humano: Porque Deus permite que os maus continuem a causar tanto dano aos justos? Dentre as parábolas sobre o Reino de Deus está uma que nos ajuda a compreender porque Deus tem permitido, por exemplo, tantos escândalos no seio de Sua Amada Igreja, basta atentarmos para o fato de que Jesus tenha escolhido, Judas um ladrão para fazer parte deste edifício que começou insignificante, com apenas doze bispos e que, como uma pequenina semente, imperceptivelmente vai se transformando numa arvore imensa e frondosa, se transformou na maior Igreja do mundo, a Católica Apostólica Romana, em cujos ramos se abriga povos de todas as raças e nações. Mas porque Cristo teria edificado este edifícil tão imenso em cima de um alicerse tão frágil que foram os seus primeiros apóstolos, homens ignorantes e covardes como Pedro que Jesus escolheu como nosso primeiro Papa? Porque  “Deus escolhe o que é vil e desprezível aos olhos do mundo” para que fique mais patente que a obra é dele e não nossa.
Assim, a Parábola do joio e do trigo vem nos falar desta imensa paciência de Deus que nos é descrita na primeira leitura, Deus permite que no seio de sua Igreja coexista os maus com os bons para que os bons os transformem, como o fermento age na massa, em verdadeiros seguidores de Cristo.
Na verdade, quando nos deparamos com o maus no mundo não sabemos como devemos orar pois quando a maldade é muito grande somos tentados a agir como os servos do dono do campo nesta Parábola do joio e do trigo, no entanto O Dono do campo nos ensina que a paciência dEle dura até o fim do mundo esperando pacientemente a conversão de cada pessoa que Ele ama como se fosse seu filho único. Diante do mal no mundo “não sabemos como orar nem pedir o que convem, mas O Espírito ora em nós com gemidos inefáveis”. Somente o Espírito Santo que recebemos no dia do Batismo sabe como Deus tirará um bem de todo mal que nos rodeia por isso, Ele ora em nós e por nós pedindo o que melhor
Convém não com a nossa limitada visão que muitas vezes deseja soluções imediatas mas “segundo Deus” cujo objetivo máximo é a salvação senão de todos, (pois a muitos O rejeitam e Ele respeita nossa liberdade), pelo menos da maioria.
“Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem os outros pecar”. Fazer os outros pecar significa todos os que se tornam pedra de tropeço ou causa de escândalo para os outros, eis a nossa imensa responsabilidade sobre nossos atos e comportamentos. Sim, somos livres para usar as roupas que quisermos e para dizer o que queremos, desde que estejamos dispostos a assumir as consequências de nossos atos. Jesus lançará ao fogo aqueles que são joio, ou seja que impedem o crescimento dos outros, não como vingança mas apenas como consumação da liberdade daqueles que escolheram durante sua vida não a habitar como o Fogo de Amor que é Deus, que como a sarça arde mas não consome, escolheram, pelo pecado a viver longe do Fogo do amor para habitar no fogo do ódio que corrói sem, contudo, destruir.
“Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai”. Cada um temos o direito de escolher quem quer ter como pai eternamente.

5 comentários:

  1. Linda meditação, sem comentário... calou fundo no meu coração e me ajudou a entender muitas coisas que se passam comigo e o modo como vejo o mundo. Abraços Pe Tarcisio.

    ResponderExcluir
  2. Os mistérios da misericórdia divina são insondáveis. Que o Senhor me dê a graça de perseverar até o fim. Um abraço Pe. Jurandi

    ResponderExcluir
  3. Tenha certeza so com oração , que cosequiremos afstar os joios de nossa vida. Abraços Pe Jurandi

    ResponderExcluir
  4. No mundo de hj onde se ver mais maldade do que bondade, somente a oraçao mesmo para converter esses cadaveres ambulantes que andam sem diraçao. Bom dia Pe. Jurandi

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, Afastai esse joio da minha família e de todas as demais que escutam tua palavra e as poem em prática. Otima terça para o Sr. Pe. Jurandi

    ResponderExcluir