A PALAVRA DO FUNDADOR: PENTECOSTES

"LINGUAS COMO DE FOGO"
POR: PE. TARCISIO AVELINO
 E finalmente eis nos chegados ao tão esperado dia em que O Pai cumpriu, tanto quanto podia o desejo de unidade que, desde o pecado original, inflamava O Coração da Trindade, tão bem expressado por Jesus em Seu testamento, no cap. 17 do Evangelho de S. João, ondem em Sua Oração Sacerdotal, Nosso Senhor manifesta a sede imensa que o fez gritar do alto da cruz: “tenho sede”. Sede do amor de Seus filhos, sede de entrar em comunhão com nossa alma. Do contrário Deus não teria criado o homem. Criou-o justamente para nele poder se derramar, pois é próprio do Amor o sair de si para se dar ao amado.
Não é por acaso que O Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo, com isso quer dizer que se a fé vem pelos ouvidos é preciso haver quem pregue. E se é desejo do Pai que todos se salvem, então é necessário que haja quem pregue em todas as línguas faladas no mundo. Pentecostes é o contrário de Babel onde a ambição de querer chegar até o mesmo nível de Deus afastou mais ainda os homens de Seu criador e esse orgulho de querer chegar até Deus subindo, dividiu os homens entre si pois quanto mais de Deus nos aproximamos, mais nos aproximamos de nossos semelhantes, no entanto, com Sua Encarnação Nosso Senhor nos mostra que o caminho pelo qual a Ele chegamos não é subindo, mas descendo, é o caminho da humildade,  oposto ao caminho do orgulho, pelo qual, no Paraíso o homem se afastou de Deus.
O Espírito Santo é o ELO de unidade dos homens com Deus, porque sendo Ele O Amor do Pai e do Filho, nos capacita a amar a Deus e ao próximo como Jesus nos amou, mas no livro do profeta Isaías, 59,1 lemos que o pecado havia construído uma barreira entre nós e Deus. Levando sobre si e sofrendo em si as consequências de nosso pecado, Cristo destruiu esse muro que nos separava de Deus e dos irmãos, no entanto, para nos unir com Ele é preciso conhecer e aceitar o perdão que Ele veio nos dar de graça e esta é a missão do Espírito Santo, testemunhar Jesus, nos recordar tudo o que Ele ensinou, nos convencer do pecado e nos mover ao arrependimento e à confissão, então sim reconhecemos quem é Jesus, porque entendemos que Ele é O Verbo de Deus Encarnado pelo qual tudo foi criado e resgatado pelo Seu Sangue, ou seja que Ele é o Senhor, o dono de todos e de tudo, por isso lemos na segunda leitura: “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo”.

11 comentários:

  1. Na grande Festa de Petencostes desejo a todos os habitantes de Marabá que recebam todos os Dons e frutos do Espírito SANTO. Que a Obra dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima seja uma LUZ na IGREJA. Padre Tarcísio quem governa essa FUNDAÇÃO É O ESPÌRITO SANTO!COM MARIA SUA MÂE esse Sacrario vai salvar muitas almas e vocações contemplativas vão Orar pelos que combatem em adoração e SILÊNCIO. FELIZ PETENCOSTES A TODOS OS VOCACIONADOS sejam fiéis e perseverantes. VINDE ESPÍRIO SANTO!IRMÃ MARIA LETÍCIA DO SAGRADO CORAÇÂO OIC

    ResponderExcluir
  2. A missão nos foi confiada por Deus através do Espirito Santo que nos foi dado, coragem , vamos testemunhar. O mundo precisa de amor e paz, Espírito Santo transforma a Humanidade.
    Espirito Santo, suscite nos corações o desejo de servir a Deus nesta Obra maravilhosa.
    Vera de Itaporanga

    ResponderExcluir
  3. Que o Espírito Santo se derrame sobre esta comunidade, sobre Pe Tarcísio e todos os que já experimentam da graça de Deus através dessa obra de bem. o Espírito Santo que desceu sobre os apóstolos em pentecostes suscite vocações generosas e perseverantes no amor do Cristo para este ministério divino. Deus abençoe!
    José Francisco de Itaporanga-sp

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PADRE TARCISIO PELO BLOG, QUE O ESPIRITO SANTO TE ILUMINE SEMPRE PARA LEVAR ADIANTE A MISSAO QUE DEUS TE CONFIOU.ESPERAMOS QUE VC PASSE LOGO POR AQUI NOVAMENTE.ABÇS - CELIA RIVERSUL

    ResponderExcluir
  5. Através do sacramento do Batismo e da Crisma fazemos parte de um só corpo na igreja!Vinde Espírito-Santo e enchei os corações de vossos fiéis!

    ResponderExcluir
  6. Que o Espirito Santo de Deus venha incendiar esta obra, derramando fogo do céu sobre todas as pessoas que, de alguma forma, fazem parte desta comunidade! Iluminando e abençoando D. Tarcísio e seus colaboradores! Mais uma vez, parabéns pelo blog! Que Deus continue abençoando esta obra!

    ResponderExcluir
  7. que um novo Pentecostes habite em nossa igreja , desejo do Papa João 23 e esta começando um novo ardor do espírito de DEUS em sua unica igreja.

    ResponderExcluir
  8. Com o Espirito Santo veio a fé e essa é renovada a cada Pentecostes que comemoramos na nossa Igreja juntamente com nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  9. Que o Espirito Santo de Deus possa ser o ânimo que cada cristão precisa para crescer na Fé, na humildade e na caridade. Que Deus abençoe essa comunidade.

    ResponderExcluir
  10. Vem, vem, vem Espirito Santo, renova a minha vida, quero renascer... Cada ato de fé, de entrega, de renuncia a si mesmo é a renovação do ser humano. Vem Espirito Santo de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir