A PALAVRA DO FUNDADOR

"TENHO SEDE"
                                                         POR: Pe. Tarcísio Avelino



Como temos ressaltado, o tema principal que perpassa toda a Quaresma é o tema da CONVERSÃO, sendo que,  cada dia e, principalmente a cada domingo podemos aprender um pouco mais sobre essa palavra na qual se resume a vida do homem sobre a terra em sua caminhada rumo ao Céu.
Hoje, analizamos a conversão daqueles que, como a samaritana deixam de ser aqueles que buscam para se converter naqueles que levam, deixam de ser sedentos para se converter em fontes.
A súplica de Jesus, tenho sede, não só é uma antecipação deste mesmo brado que Ele dará quando chegar a sua hora, a hora da cruz, por isso no Evangelho de hoje S. João faz questão de dizer a hora em que se passou este episódio de Jesus com a samaritana, pois foi na mesma hora em que Ele foi crucificado.
Tenho sede é a expressão do quanto Deus anseia pelo amor de Seus filhos, mas é também a identificação de um Deus que se fez homem para sofrer em nosso lugar as consequências de nosso pecado.
O pecado do homem separou-o dA Fonte que jorra para a vida eterna fazendo com que, mesmo estando sempre perto desta Fonte que é Deus, fique bebendo água parada de poço que não sacia.
Quem nunca comparou não sabe a diferença imensa que existe entre a água de uma fonte e a água parada de um poço. A primeira é muito mais leve, porque, jorrando constantemente é muito mais fresca, leve e oxigenada, símbolo do Espírito Santo, amor do Pai e do Filho que, como lemos na segunda leitura foi derramado em nossos corações. Foi este mesmo Espírito que foi se derramando, envolvendo e esclarecendo essa samaritana porque ela estava em contato direto, sem o saber, com A Palavra Viva e Eficaz de Deus, Jesus, O Verbo Encarnado. Sem o perceber essa mulher foi recebendo do Próprio Amor, a água com a qual tanto desejava se desalterar mas não a encontrou em nenhum dos seus muitos maridos.
"Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte (...). Ferirás a rocha e dela sairá água para o povo beber". Essa promessa de Deus se cumpriu plenamente em Jesus. Ele é a rocha que, ferida no alto do Monte Calvário, jorrou água e sange, símbolo do Espírito Santo que torna Deus presente a nós em cada um dos sete sacramentos.
Jesus é a resposta de Deus para toda a humanidade prefigurada na primeira leitura, que, desesperada pela sede de Deus, procura, desesperadamente saciar essa sede, nas drogas, no sexo desvairado, nos prazeres, no consumismo, no barulho excessivo...
"Ah se soubésseis quem te fala e que te pede de beber...tu mesma lhe pedirias e Ele te daria água viva". Então queridos irmãos, oremos como a samaritana que, sem o perceber, viu-se saciada e se converteu de sedenta em fonte: "Senhor, dá-me desta água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha que vir aqui para tirá-la", e então, quando Ele se revelar a nós como o fez com ela, "SOU EU", nos tornaremos também, apóstolos como ela, para que, como os seus conterrâneos possamos também escutar aqueles aos quais apresentarmos Jesus dizer a nós: "já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que Jesus é o salvador do mundo"
Sim,  quando deixamos essa Palavra Viva que é Jeus,dialogar com conosco como o fez com a samaritana, experimentamos A Água Viva de Seu Espírito diretamente da Fonte e nos convertemos em "fonte de água viva que jorra para a vida eterna", na qual todos os sedentos podem beber, porque é impossível experimentar esse amor sem nos tornarmos Suas testemunhas.
Deus abençoe a todos. Pe. Tarcísio Avelino

3 comentários:

  1. Realmente Jesus é água viva no qual todos devem mergulhar, beber, saciar a sede.Que o Espírito Santo convença a humanidade que só Jesus pode preencher o vazio.



    Vera - Itaporanga (SP).

    ResponderExcluir
  2. Se todos nós quisésse-mos beber desta água viva que é Jesus nunca mais precisaríamos buscar outras fontes que não saciam nossa sede por completo. A Samaritana fez a melhor escolha de sua vida, pois Jesus é a fonte que nunca seca e ele é a luz do mundo, quem o segue jamais andará nas trevas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito!! este blog me ajuda muito na catequese!! abraços a todos!!

    ResponderExcluir