A PALAVRA DO FUNDADOR

 
QUARESMA, TEMPO DE CAMINHAR

Na última postagem vimos que a Quaresma nos lembra de nossa condição de viajantes no deserto deste
mundo onde a cada passo estamos sujeitos a muitas armadilhas do Tentador.
A liturgia de hoje nos convida a olhar o alvo desta longa caminhada, para que, enxergando a recompensa que nos aguarda possamos encontrar ânimo para a íngreme subida que devemos iniciar com Nosso Senhor Jesus, rumo ao calvário onde com Ele, consumaremos a oferta de nossa vida ao Pai.
Antes de iniciarmos a subida deste monte de dores e sofrimentos Cristo nos leva para um outro monte, o Tabor, onde nos deixa entrever um pouquinho de Sua glória, que será também nossa, uma vez que aprendemos que, "seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é"(1JO.3,2).
e, uma vez contemplando-O em Sua glória, é tal a sensação de gozo, que, mesmo em meio a um temor que prostra, (como o fizeram aqueles que Jesus leva consigo), Pedro deseja permanecer ali, tanto que sugere ao Senhor que ali se armem três tendas, no entanto, O Senhor lhe diz, "levanta-te! não tenhais medo". Essa é a palavra de ordem de Jesus tanto para aqueles que, como Pedro se deleitam nos breves momentos de Tabor que Deus nos concede em meio a este "vale de lágrimas", como também para aqueles que, ao iniciar a áspera subida do Calvário se sentirão cansados e desanimados ao contemplar todas as suas esperanças ruírem por terra.
Foi exatamente para que não se escandalizassem da cruz que o Pai, tal como o fizera no início da vida pública de Jesus, irrompeu para dar testemunho de Seu filho: "Este é o meu Filho amado, escutai-O"! É como se o Pai nos dissesse: " Cuidado! Não vos enganeis. Este que daqui a pouco vós contemplareis em toda fragilidade e sofrimentos, tão vulnerável, desprezível e humilhado, como o pior dos criminosos e pecadores é O Meu Filho Amado. Escutai-O!
Sim. Era preciso que O Pai interviesse, do contrário, teria sido muito pior a reação de covardia que os discípulos tiveram diante do sofrimento inusitado, dAquele no qual tinham colocado todas as suas esperanças.
A segunda leitura nos lembra que fomos chamados a uma vocação santa, e qual é essa vocação? A de sermos semelhantes a Cristo, transfigurados com Sua glória por toda eternidade, mas antes de lá chegarmos é preciso nos lembrar que, enquanto estamos neste mundo, temos a vocação de caminhantes, que, a exemplo de Abraão, como lemos na primeira leitura, pela fé, partiu, sem nem saber para onde ia, abandonando o conforto e a segurança da terra de seus pais, porque importa sempre obedecer a Este Deus que é amor.
com certeza Abrãao não queria partir, no entanto sua obediência é uma figura pálida da obediência de Jesus no horto das Oliveiras "Pai afasta de mim este cálice, mas seja feita a Vossa vontade e não a minha". Esta deve ser a nossa oração, tanto nas vezes que estivermos tentados a nos acomodar nos poucos e breves momentos felizes que temos neste mundo, como nas vezes em que a tentação fôr a de permanecer prostrados sobre o peso de nossos sofrimentos, sem coragem para seguir em frente. Então ouviremos a voz de Jesus ressoar em nossos ouvidos: "Levantai-vos! Não tenhais mêdo"! Não tenhais mêdo nem da minha glória que será a tua glória, nem do sofrimento que tereis que passar para chegar onde cheguei, pois se quizeres chegar onde cheguei é preciso me seguir, renunciar a si mesmo e  tomar a sua cruz. Isso é o que significa o "Escutai-O"! que hoje ouvimos da parte do Pai. "Escutai-o" quer dizer, obedecer as Palavras de jesus e imitar os Seus exemplos.
Não foi por acaso que Jesus se transfigurou ao lado de Moisés e de Elias pois estes eram a síntese de toda a Escritura conhecida até então, Moisés representa os livros da Lei pois recebeu os dez mandamentos no Horeb e Elias é o representante máximo dos escritos proféticos. Assim quando O Pai nos manda escutar O Seu Filho, está nos dizendo que todo o Antigo Testamento deverá ser, a partir de agora, lido á luz do Novo Testamento, da Nova Aliança que O Seu Filho veio inaugurar, Ele é A Palavra Viva do Pai, O Verbo que se encarnou para nos ensinar com suas palavras e exemplos o caminho de volta para o O Pai, que havíamos perdido para o Pai.
Queridos irmãos, podemos então concluir que, se a Quaresma pode ser vista como um símbolo da caminhada da humanidade neste mundo rumo à Pátria definitiva, que a conversão a que somos exortados hoje é a de nunca desanimarmos de prosseguir em frente, nem pelos gozos passageiros que este mundo ou O Pai possa nos oferecer, nem pela prostração a qual nos lança os nossos sofrimentos. Portanto! Avante! Importa caminhar sempre, sem jamais desanimar pois a recompensa é a eternidade feliz e a vitória já está ganha! (Rm. 8,31-37). Tenham todos uma santa Quaresma, garantia de que tereis  uma Feliz Páscoa! Deus lhes abençoe! COM MARIA,
Pe. Tarcísio avelino.  EMAIL: avelino41s@gmail.com

4 comentários:

  1. É verdade puríssima que Jesus fala conosco a todo momento,basta que estejamos com os ouvidos da alma bem abertos para escutá-lo.Ele mesmo avisa e pede que o escutemos!Que tenhamos sempre esta Graça!
    Sua bênção!
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Quaresma , tempo de analisar realmente a nossa vida, e por em pratica o evangelho em nosso dia dia.Bendito seja Deus que sempre tem misericordia, e nao desiste de seus filhos.

    ResponderExcluir
  3. A Quaresma é um tempo bastante propício de retomar um antigo e sempre novo aprendizado da vida: SILENCIAR.
    Somos muitas vezes envolvidos pelos barulhos do mundo e acabamos por adquirir posturas e comportamentos que parecem ser uma fuga do silêncio. Numa ameaçadora cultura do barulho, que atinge igrejas, escolas, ambientes de trabalho..., colocamos em risco a qualidade de vida como um todo, pois precisamos parar pra pensar no nosso agir, no que estamos vivendo e não conseguimos. Em parte significativa, nossa prática orante fica altamente ameaçada, pois o silêncio é o forte alicerce da vida espiritual

    ResponderExcluir
  4. É NO SILENCIO ABSOLUTO QUE ENCONTRAMOS A INTIMIDADE COM DEUS. PODEMOS ADQUIRI-LO NO NOSSO DIA-A-DIA DESLIGANDO AS TVS, FALANDO MENOS, DESLIGANDO O RADIO, O COMPUTADOR E REZANDO MAIS. QUANTO TEMPO VOCE DEDICA PARA A ORAÇÃO? LEMBRE-SE QUE O DIA TEM 24 HORAS E TEMPO É UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA.

    ResponderExcluir