Homilia do 24º domingo do Tempo Comum



Por padre Tarcísio Avelino, TF.
Queridos irmãos irmãs para corrigir a ideia de um falso messianismo  concebida pelo povo judeu na qual eles tinham se esquecido de que o Messias teria duplo aspecto o do servo sofredor que na primeira leitura é a Profecia do  sofrimento que Jesus haveria de passar pela nossa salvação;  e o aspecto dele glorioso que triunfaria sobre o pecado, a morte, a escravidão e o sofrimento.

Sendo assim, Nosso Senhor começa perguntando  quem seria ele para o povo,  para depois dirigir a pergunta diretamente aos seus discípulos de todos os tempos: "para você quem sou eu?" para que tendo Pedro ouvido a voz do Espírito Santo de que ele é  O Messias, pudesse Jesus corrigir a mentalidade de um falso messianismo triunfalista, não só na mentalidade de Pedro como de todo seu povo E em todos os tempos.
Jesus nos ensina hoje sobre a necessidade de que  Ele sofresse e morresse. "necessidade" porque o mundo tinha se separado da Fonte da vida que é  Deus e, quando se separa da Fonte da vida, se está na morte e em todos os os seus correlatos como o sofrimento, a doença a dor e as enfermidades. Se fez necessário que ele sofresse e morresse porque a consequência de se separar de Deus é o sofrimento,  a dor e a morte, e, sendo Ele O Próprio Amor, assumiu em no nosso lugar as consequências dos nossos atos. 
Tendo Ele nos criado livres quis correr o risco de que um dia vindo a nos separar dele sofrêssemos as consequências terríveis de guerras, fomes, mortes, divisões, sofrimentos e enfermidades que temos visto desde que Adão e Eva que disseram não ao pedido de Deus de que não começamos de que não comecem daquele fruto proibido era apenas uma prova que Deus que submeter ao homem antes de que o homem pudesse ver no face a face para que houvesse algum merecimento naquilo que Deus queria gostar de graça que era ele mesmo.
"Quem quiser me seguir,  renuncie-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me". Assim como não se pode seguir ninguém sem trilhar o mesmo caminho que essa pessoa seguiu não se pode seguir Jesus senha cruz porque o caminho que ele assumiu para nos libertar da escravidão do pecado foi sofrerem se as consequências do nosso pecado.
"renuncie-se"' ou seja, é preciso negar a nossa vontade própria que depois do pecado original ficou marcada pela grave enfermidade do egoísmo e do egocentrismo que nos fecha para o relacionamento com o próximo e para com O Próprio Deus que é amor, ou seja, sem nos doar não poderemos amar e sem amar não podemos nos assemelhar a Deus,  não poderemos nos unir com Ele é ternamente. É por isso que Cristo diz no Evangelho de hoje que quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la e que quem perder a sua vida por causa dele vai ganhá-la, ou seja,  quem quiser ficar querendo salvar a sua pele neste mundo poupando-se aos sacrifícios para servir ao próximo, não se assemelhará ao Amor  que é Deus, não poderá morar com O Amor eternamente, não viverá eternamente. 
Se quisermos habitar com O Amor eternamente é preciso amar e amar até se gastar, até doer até morrer,  o exemplo foi o próprio Cristo que disse que  não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos e Elr deu a vida por nós quando éramos seus inimigos para que atraindo-nos ao seu amor nos faça seus discípulos para atrairmos todos a Elr que tanto quer se dar a nós e já Se nos deu como homem para nos preparar para se dar a nós como Deus no Céu.











Nenhum comentário:

Postar um comentário