ASCENÇÃO DO SENHOR
A GRANDEZA DE NOSSA VOCAÇÃO
POR PE. TARCISIO AVELINO, TF


“Jesus foi levado para o céu à vista deles” Esse vs. 9 da Primeira Leitura nos define com precisão qual o Mistério da Vida de Jesus que celebramos hoje. A sua elevação para o céu à vista de todos os Apóstolos e de alguns discípulos. Mas o que significa dizer, como lemos no Evangelho de hoje, que Cristo “foi levado para o céu se sabemos que, sendo Ele Deus, como tal é onipresente, ou seja que está todo inteiro em todos os lugares ao mesmo tempo, o que significa dizer que nunca deixou o Seio do Pai enquanto esteve encarnado entre nós? Significa que hoje, no dia da Ascenção um homem, o primeiro, com Seu corpo ressuscitado e glorificado passou a fazer parte da Santíssima Trindade. Deus é Puro Espírito e foi assim como lemos no principio do Evangelho de São joão seguiu sendo até a plenitude dos tempos quando o Verbo assumiu nosso corpo humano se fazendo em tudo, sem deixar de ser Deus, homem como nós: “No principio era O Verbo e o Verbo estava com  Deus e O Verbo era Deus (...)  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós”. (João 1:14), portanto, repito, o que hoje celebramos é a volta de Jesus para O Pai como homem, com Seu corpo humano ressuscitado e glorificado.

E que implicações tem este Mistério da vida de Cristo tem em nossa vida concreta de cristãos? É como lemos na Segunda Leitura:

17 “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai, a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer.  18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá”... O que significa dizer que celebrar A Ascenção de Jesus significa celebrar o coroamento da Vocação Cristã, pois ao subir para O Pai, à vista de todos Ele eleva consigo nossos olhares para enxergarmos que Ele é somente O Primeiro como Ele mesmo dissera: “Vou preparar-vos um lugar para que onde eu estiver estejais vos também” (Jo.14,2-3). Essa é a grandeza de nossa vocação: Somos chamados a habitar com Cristo em Deus! Pois se Ele é a cabeça, conforme lemos ainda na Segunda Leitura, convém, que nós Seus membros estejamos onde Ele está também.

Uma vez sabedores da grandeza de nosso chamado cumpre que batalhemos para lá chegar e isso significa exatamente aquilo que vemos os dois anjos dizendo, na Primeira Leitura, para aqueles que, estupefatos assistiam a subida de Jesus aos Céus: “Porque ficais aí parados a olhar para o céu? Este mesmo Jesus que vistes subir para o céu virá do mesmo modo que O vistes partir” ou seja, visivelmente, mas como Juiz para julgar e retribuir a cada um conforme as obras praticadas conforme se lê em Romanos 2, 6ss:“O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade”. É como se os anjos nos dissessem, Cristo já fez a parte dEle vos resgatando da morte eterna, agora é a vossa vez ide fazer a vossa parte para que vossos irmãos descubram a grandeza de sua vocação. É o mesmo que Cristo nos pede como recomendação final, como lemos também no Evangelho de hoje: “Vós sereis minhas testemunhas” é para isso que receberemos o Espírito Santo em Pentecostes, para que Ele, que desde o principio está unido ao Pai e ao Verbo, testemunhando Jesus em nós nos faça testemunhas qualificadas de todos os fatos da vida de Nosso Salvador, por uma vida semelhante a dEle.


Um comentário:

  1. D. Tarcísio
    Desejo que Jesus subindo ao Ceu abençõe a família Teresiniana.Su Homília foi muito profunda."Vós sereis minhas testemunhas"
    Peço sua bênção Ir maria Letícia do sagrado Coração OIc

    ResponderExcluir