XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM A

OS PRIMEIROS E OS ÚLTIMOS
POR: PE. TARCISIO AVELINO


"Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os vossos caminhos não são como os meus caminhos", essas palavras da primeira leitura são reveladoras para nos ajudar a entender o porque do modo sempre surpreendente de Deus agir, como vemos no Evangelho de hoje. Não adianta tentarmos entender o agir sapientíssimo de Deus pois Ele é infinito e nós somos apenas um grão de areia em suas mãos!!!
A Parábola dos operários da Vinha que temos no Evangelho de hoje nos revela que a justiça de Deus ultrapassa de tal maneira a justiça dos homens que sempre nos surpreenderemos pelo Seu modo de agir e somente na eternidade compreenderemos Sua infinita misericórdia.
A parábola do Evangelho de hoje, Jesus a contou para os fariseus porque estes, sendo aqueles que estavam à frente do culto divino no tempo de Jesus, se achavam os únicos que tinham direito à salvação e se escandalizavam com o gesto de Jesus comer e conviver com os pecadores, como se eles fossem perfeitos, e, além disso, se escandalizavam por ter Jesus escolhido como seus discípulos,somente pessoas ignorantes que nem sequer conheciam direito as escrituras e muito menos praticavam a religião judaica em sua inteireza, Jesus conta essa parábola para mostrar que os primeiros destinatários do Evagelho deveriam ser os que haviam sido chamados primeiro, por Deus para constituirem o Seu povo, mas que, no entanto, no fim das contas, a recompensa tato para eles quanto para os que pagãos que lhe haviam conhecido por último, a recompensa será a mesma, a salvação, contanto que cada pessoa, idependentemente de sua raça ou condição responda sim ao chamado de Deus assim que o escutarem e que se engajem no serviço do Evangelho e nele perseverem até o fim. No entanto, alguém poderia pensar assim: Ah! se é assim então, se a recompensa será a mesma tanto para os primeiros a se engajarem no Serviço de Deus, quanto para os últimos que, ainda por cima serão os primeiros, então deixarei para mais tarde a minha conversão uma vez que parece muito mais vantajosa a recompensa final! Vejamos o que diz a primeira leitura: "Buscai O Senhor enquanto pode ser achado, invocai-O enquanto é tempo" uma vez que a morte não marca a hora de chegar, é preciso se converter no exato momento em que tomarmos conhecimento dA Verdade, pois a hora da morte e do juízo final será o momento de cada um recer a recompensa, de acordo com seus atos praticados neste mundo, proporcionalmente ao tempo em que tiver sido chamado, além disso, somente "aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mt.24).
"Porque estais aí o dia todo desocupados? Responderam eles: Porque ninguém nos contratou". Essa pergunta de Jesus aos operários da vinha prova-nos a partir da resposta deles, a tomarmos consciencia de nossa responsabilidade de cristãos para que muitos conheçam a Boa Nova do Evangelho, somos os responsáveis pela salvação de todos mas isso depende de nossa fidelidade ao nosso trabalho na vinha do Senhor que consiste primeiro, na busca da própria conversão pessoal, uma vez que do nosso exemplo depende a conversão dos outros, como lemos na segunda leitura "só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo", só então podemos convidar outros a se engajarem no serviço do Senhor, porque nosso exemplo será para eles, a melhor indicação de que vale a pena.

6 comentários:

  1. sim! somos responsáveis pela salvação de todos! através das nossa experiências e de nosso exemplo poderemos reunir melhor o rebanho de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Viver o Evangelho com autênticidade,para não sermos FARISEUS! Grande responsabilidade dos cristãos e religiosos!'O Último exame será sobre o AMor" S. João da Cruz Irmaleticiaramalho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Evangelho

    Mt 20,1-16: “Saindo outra vez pelo fim da tarde, encontrou outros que estavam na praça e disse-lhes: ─ Por que estais aí o dia inteiro desocupados?”

    A parábola de Jesus é desconcertante, porque vai contra todo o nosso modo de pensar. Quem trabalhou mais, tem direito a receber mais; por isso estamos de acordo com a reclamação dos que chegaram de manhã cedinho. Está bem, isso pode valer para as coisas da terra. Mas, no reino da graça, tudo é graça, tudo é favor. Não podemos apelar para merecimentos, porque tudo que fazemos nós o fazemos pela graça e pela ajuda de Deus. Não por nossa própria força. Sem nenhum merecimento nosso é que Deus nos escolheu, amou e chamou, quando, quanto e como quis. Deus é livre em seu amor e em seus dons. Por menos que recebamos, é sempre infinitamente mais do que merecemos. Só podemos agradecer, sem nunca reclamar.

    Oração:

    Senhor, pensando bem acho que fui dos contratados ao cair da tarde, ou pelo menos dos que menos trabalharam no calor do dia. Reconheço vossa bondade, pois me destes a vida porque gratuitamente me amastes. Sem merecimento meu vós me chamastes para vos conhecer e acompanhar. Vós me livrais do pecado, ensinais o caminho certo e me dais força para o seguir. Agradeço tudo que fizestes por mim, apesar de todas as minhas falhas. Tendes tanta confiança em mim que quereis que colabore convosco na salvação de meus irmãos. Não confio em merecimentos, mas apenas em vossa bondade e misericórdia; não cobro recompensa, só espero que tenhais dó de mim. Hoje quero pedir, de modo especial, que aumenteis meu pobre amor por vós. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Que o Espírito Santo sempre nos ilumine para que nos estejamos prontos a servir à Deus . amém

    ResponderExcluir
  5. Toda Bíblia é comunicaçao de um Deus amor de um Deus irmão é feliz quem crê na revelação quem tem Deus no coração.

    ResponderExcluir
  6. É verdade!! Deus não pensa da mesma maneira que nós! ainda bem né? pois eu também acho que sou um daqueles trabalhadores que começaram o serviço bem de tarde rsrsrs
    Oração linda feita pela Juliana! parabéns!!!

    ResponderExcluir