XXIII DOMINGO COMUM A

RECONCILIAÇÃO É A NOSSA MISSÃO
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO
Tratando hoje sobre o tema da reconciliação, a liturgia nos fala não somente do poder do perdão, como também do imenso poder que a Igreja possui, de ligar ou desligar na terra e ser ligado ou desligado no céu, especialmente se tratando do restabelecimento da comunhão de um pecador com Deus e com a Igreja.
Todo pecado por menor e mais individual que possa parecer implica em quebra da harmonia interior da própria pessoa que peca e da ruptura da unidade entre ela e a humanidade, muito mais ainda, se ela é batizada, ruptura com a Igreja que é família dos filhos de Deus, por isso quando Jesus diz: “Se o teu irmão tiver algo contra ti”... Ele não está tratando somente das ofensas pessoais, tanto mais, se lemos esse Evangelho à luz da primeira leitura onde falando ao Profeta Ezequiel Deus fala a todos nós que, pelo Batismo, fomos configurados a Cristo profeta, sacerdote e rei: “Eu te constitui sentinela sobre toda a casa de Israel”, o que significa dizer que todo batizado é responsável pela salvação de cada membro da Igreja, devendo, por isso, socorrer cada irmão que cai no pecado, em primeiro lugar, pelas nossas orações pedindo pela conversão dos pecadores cuja maioria jamais conheceremos, e, quando tomamos conhecimento procurando sempre a pessoa para tentar estimulá-la na busca da reconciliação.
Nesta matéria jamais conseguiremos atingir um nível satisfatório por isso a única coisa que S. Paulo nos permite ficar devendo  ao próximo é o amor ao próximo, uma vez que nossa medida é amar ao próximo como Cristo nos amou e isto jamais conseguiremos, no entanto, deve ser  o alvo que nos estimula a progredir sempre mais na imitação de Cristo. “não fiqueis devendo nada ao seu próximo a não ser o amor mútuo”. Jamais amaremos suficientemente, por isso, jamais conseguiremos exortar suficientemente nossos irmãos quando esses se desviam dos caminhos de Deus, não só porque são inúmeras quedas pelas quais eles e nós passamos todo dia como lemos “o justo peca sete vezes por dia”, além disso, o respeito humano muitas vezes nos paralisa e é justamente contra isso que somos hoje exortados a lutar como lemos na primeira leitura, Deus dizendo para o profeta: “se Eu te disser que o ímpio deverá morrer e tu não o advertires ele morrerá por causa de sua má conduta mas eu te pedirei conta de sua vida”.
Deus ama a cada pessoa como se fosse seu filho único por isso Ele é tão severo conosco quando por qualquer motivo não investimos tudo na salvação de cada um pelo qual Cristo pagou o preço de Seu  Preciosíssimo Sangue!
Como todo pecado é ruptura, não só com Deus mas também com a comunhão dos santos que é a Igreja militante, triunfante e padecente, é à Igreja, com seu poder de ligar e desligar que O Bom Deus confiou, através do Sacramento da Reconciliação, o encargo de perdoar os pecados, porém, se a Igreja toda se faz presente quando duas ou mais pessoas se reúnem em Nome de Cristo, somente os ministros vocacionados ao pastoreio das ovelhas foi conferida a autoridade da Igreja de perdoar os pecados como lemos. Se uma ofensa pessoal pode ser desfeita pela reconciliação mútua do ofensor comigo, no entanto, a reconciliação com a Igreja e com Deus é facultada a essa família dos filhos de Deus representada por seus ministros ordenados.
Dai- nos Senhor, a coragem e a ousadia dos profetas, para que nenhum pecador se perca por negligência nossa ou de um daqueles que se chamam de cristãos, para que, de comum acordo com os que conosco oram, possamos ter a garatia de recebermos tudo o que pedimos. Amém.

6 comentários:

  1. Reconciliação e Perdão: Sejamos mensageiros da Paz e do Amor fraterno."Onde está o seu irmão"?
    A Homilia do Padre Tarcísio foi muito profunda

    Ele é um Pofeta enviado a Marabá para fundar a Obra dos Missionários Teresinianos de Nossa Senhora de Fátima.Sua Missão é Evangelizar!Deus abençõe a todos Ir Maria Letícia

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes somos omissos aos erros de nossos irmãos e nos acovardamos por medo de perder a amizade! peço à Deus que não me deixe mais me acovardar diante das pequenas quedas de meus irmãos!

    ResponderExcluir
  3. EvangelhoMt 18,15-20: “Se dois de vós estiverem de acordo sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”.
    É a presença de Jesus que nos torna possível a união em vista de um mesmo objetivo. É sua presença entre nós que faz nossa oração agradável ao Pai. Unidos a ele podemos adorar, louvar, suplicar e agradecer, fazendo de toda a nossa vida um culto ao Senhor. Sua presença é que nos faz Igreja, comunidade de filhos e filhas de Deus, santificando-nos pela sua palavra e por seus sacramentos. Unidos a Jesus podemos ser fatores de salvação para todos, porque ele age por meio de nós na transformação do mundo e da sociedade. Seu poder é que nos mantém a salvo no meio dos perigos, ele é nossa esperança, é o único que pode dar um sentido para nossa vida. É preciso que deixemos sua presença ser cada vez mais visível em nossas atitudes.

    Oração:
    Senhor Jesus, creio que estais sempre presente entre nós, como fonte de nossa vida e centro de nossa fraternidade. Aumentai nossa união ao vosso redor, fazei-nos participar mais intimamente de vossa vida divina, transformai-nos para que vos possamos tornar presente em todos os ambientes. Sabendo que estais sempre conosco, teremos mais coragem para enfrentar dificuldades e trabalhos, e também mais alegria e confiança. Vossa presença é sempre discreta; ajudai-nos, pois, a perceber essa presença em nossa comunidade e em nossa família. Sei que não estais presente só nos momentos sérios e religiosos, mas também em nossos momentos de descontração e festa. Isso poderá fazer ainda maior nossa alegria. Cuidai, Senhor, que estejamos sempre convosco e nunca vos deixemos de lado. Amém.

    ResponderExcluir
  4. A exemplo da imagem dos gatinhos e seguindo o que o evangelho nos exorta,deveríamos procurar não nos relacionar com rivalidades,mas sim sermos cúmplices no ato sublime e maravilhoso de amar Jesus,e por causa Dele,o nosso próximo,lembrando que este comportamento exige, paciência, autroísmo, humildade,doação, caridade...

    ResponderExcluir
  5. Não devemos desistir de pedir a Misericórdia de Deus sobre a Humanidade, pois Ele se compadece dos que sofrem..... Que cada um faça sua parte e Deus que jamais desiste de Nós nos recompensará.


    Saudades,Um abraço, Padre Tarcísio.

    ResponderExcluir
  6. Clamemos ao Senhor a graça de testemunharmos a Palavra de Deus com a nossa vida e não só repetirmos como "papagaios" os ensinamentos do Senhor,principalmente no que se refere as virtudes de amar o próximo como Ele nos ama,ser humilde e ter caridade especialmente com os pequeninos.Que os sacerdotes rezem muito nesta intenção!contamos com suas orações Pe Tarcísio!Todos precisamos desta graça!

    ResponderExcluir