JESUS O PÃO DA VIDA




Por: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Continuando a sequência dos quatro domingos nos quais nós é apresenta-o o discurso de Jesus sobre o pão da vida, hoje Jesus acrescenta que é o Pão vivo descido do céu, ao que os judeus questionam com raciocínios meramente humanos, sentido  de que, como pode ter ele vindo do céu se conhecem o seu pai e sua mãe, ao que, por sua vez Jesus, em  lugar de discutir a questão da sua origem divina, prefere denunciar aquilo que está por detrás da atitude negativa dos judeus face à proposta que lhes é feita: eles não têm o coração aberto aos dons de Deus e recusam-se a aceitar os desafios de Deus…

O Pai apresenta-lhes Jesus e pede-lhes que vejam em Jesus o “pão” de Deus para dar vida ao mundo; mas os judeus, instalados nas suas certezas, amarrados às suas seguranças, acomodados a um sistema religioso ritualista, estéril e vazio, já decidiram que não têm fome de vida e que não precisam para nada do “pão” de Deus. Não estão, portanto, dispostos, a acolher Jesus, “o pão que desceu do céu” (vers. 43-46). Eles não escutam Jesus, porque estão instalados num esquema de orgulho e de auto-suficiência e, por isso, jesus afirma que embora tenha chegado o tempo em que todos seriam ensinados por Deus, nem todos querem ouvir a voz do Pai manifestada no Filho, por isso o Pai não pode atraí-los a Cristo. "Ninguém pode vir a mim se O,Pai que me enviou não o atrair".

  1. Sabemos que já se cumpriram as Escrituras na qual Jesus dissera: " quando Eu for elevado da terra abrirei todos a mim, no entanto, apesar de que todos os que contemplam a Cruz com Cristo sejam atraídos por Seu amor, a a maioria, como os judeus de Seu tempo O rejeitam e adeus não força a ninguém a nada.

"Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino
vem a Mim."Mas o que significa ouvir O Pai? Significa escutar e acolher Sua Palavra revelada por Seu Filho Encarnado, Jesus. É o que significa ir a Cristo? Significa a conversão pela qual a Segunda Leitura de hoje nos exorta a abandonar toda espécie de maldade e a sermos imitadores da caridade de Deus que, à luz da Primeira leitura e do Evangelho se revela como um Pai que providência o sustento de Seus filhos da do nos Seu Filho, O Pão da Vida cujo pão recebido por Elias da mão do anjo é apenas uma figura. Assim como aquele pão fortaleceu Elias para caminhar quarenta dias  até o Horeb onde encontrou Deus tenhamos força na caminhada para O Céu que é Deus.
Para aqueles que, efectivamente, O querem aceitar como “o pão de Deus que desceu do céu”, Jesus traz a vida eterna. Ele “é”, de facto, o “pão” que permite ao homem saciar a sua fome de vida (“Eu sou o pão da vida” – vers. 48). A expressão “Eu sou” é uma fórmula de revelação (correspondente ao nome de Deus – “Eu sou aquele que sou” – tal como aparece em Ex 3,14) que manifesta a origem divina de Jesus e a validade da proposta de vida que Ele traz. Quem adere a Jesus e à proposta que Ele veio apresentar (“quem acredita” – vers. 47) encontra a vida definitiva. O que é decisivo, neste processo, é o “acreditar” – isto é, o aderir efectivamente a Jesus e aos valores que Ele veio propor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário