HOMILIA DO XIV DOMINGO COMUM - B

A NOSSA VOCAÇÃO PROFÉTICA 

Por PE. TARCÍSIO AVELINO, TF 
 A liturgia de hoje nos traz o tema da nossa vocação profética, ensinando-nos que nenhum profeta é bem aceito em sua terra isso porque, como vemos no evangelho do dia, nossos conterrâneos nos conhecem desde a infância e, por despeito ou por inveja, ou até mesmo por orgulho não conseguem ou não se dispõem a mudar os padrões de pensamento e, perdendo-se em raciocínios demasiadamente humanos e estreitos não conseguem ou se recusam a aceitar o modo de Deus pensar e agir.
Tanto a Primeira quanto a segunda leituras nós confirmam o que deus afirma de Seu modo de pensar e agir: "os meus pensamentos não são os vossos pensamentos nem os meus caminhos são os vossos caminhos"(Is.55,8). Assim é preciso ser como as criancinhas para estarmos sempre desarmados abertos e disponíveis para entrarmos na lógica do agir de Deus pela leitura obrante diária com A Bíblia Sagrada e merecer que seja para nós o que disse Jesus " graças te dou ó Pai, Senhor do céu e da terra porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos". Somente se tivermos um  um coração aberto como o das crianças completamente dóceis Ao Pai e confiantes de que Ele sabe o melhor para nos é que poderemos acolher todas as Suas intervenções em nossa vida.
Afinal quem são os profetas? A Primeira Leitura nos diz que é alguém chamado por Deus e cheio do Espírito Santo que o capacita para a missão investindo- o de autoridade e revestindo- o com todos os dons necessária à sua missão e a Segunda Leitura, apresenta- nos o exemplo de S. Paulo para nós lembrar que o profeta é ser humano como nós, cercado, também ele, de fraquezas porque Deus se compraz de escolher o que é pequeno e fraco para que, fique claro que quem age é Ele, que q obra é dEle e não nossa.
Ainda podemos encontrar profetas em nossos dias atuais? A resposta é um invariável SIM pois todos nós, pelo Batismo, fomos configurados a Cristo, Profeta, Sacerdote e Rei, temos, portanto, se assumimos de fato o Sacramento da Confirmação, a obrigação de assumir as duas dimensões da vocação profética, o anúncio da Boa Nova do Evangelho e as denúncias das injustiças.
Então a liturgia de hoje nos convida a avaliarmos como estamos assumindo o nosso Batismo pois quem ama a Deus tem que se ocupar com os Seus interesses que nada mais é do que a salvação das almas que Ele remiu com Seu Sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário